Será que é possível prevenir as doenças cardiovasculares?
Saúde e Bem estar
As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos e que, afetam significativamente a população mundial acima dos 50 anos. Na sua origem estão diversos fatores, entre eles a hereditariedade, alimentação inadequada, níveis elevados de stress e o sedentarismo.
Podemos prevenir ou impedir consequências graves das doenças cardiovasculares através de alterações nos hábitos diários. No artigo de hoje vamos mostrar 8 formas de prevenir doenças cardiovasculares:
1. Fazer uma alimentação saudável e equilibrada
As mudanças na alimentação têm grande impacto nas doenças cardiovasculares. Por isso, é muito importante realizar uma dieta variada e saudável privilegiando hortícolas, frutas, cereais integrais, carnes magras e peixe.
O consumo de sal deve ser reduzido ao máximo, assim como alimentos ricos em gordura e açúcar. A hidratação também é fundamental e por isso, devemos beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia.
2. Praticar exercício físico
É recomendada a prática semanal de 150 minutos de atividade física. Escolher uma atividade ao nosso gosto pode ser mais fácil para manter a disciplina e a motivação.
3. Controlar o peso
A obesidade constitui um fator de risco para inúmeras doenças, sobretudo as cardiovasculares. Manter o peso dentro de valores normais é fundamental para evitar doenças cardiovasculares.
4. Ter atenção aos níveis de colesterol
Os níveis do “mau colesterol” ou LDL, devem ser inferiores a 100 mg/dL, sendo que o valor do colesterol total deverá situar-se abaixo de 180 mg/dL.
Uma alimentação pobre em gorduras saturadas é aconselhada para manter os níveis de colesterol dentro de valores normais.
5. Deixar de fumar
O consumo de tabaco constitui um dos fatores de risco mais importante para as doenças cardiovasculares. A nicotina e o monóxido de carbono afetam o sistema cardiovascular e por isso, devem ser retirados da rotina.
6. Controlar a diabetes
Pessoas com diabetes sofrem uma degradação progressiva dos vasos sanguíneos e por isso, são mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares. O enfarte agudo do miocárdio, a angina de peito e a morte súbita são alguns exemplos.
Por isso, a diabetes deve estar controlada e assim evitar a conjugação de diversos fatores de risco que possam desencadear situações mais graves.
7. Fazer um check-up anual
Realizar consultas e exames ao coração com regularidade pode detetar atempadamente alterações no sistema cardiovascular. Medir a tensão arterial com alguma regularidade é igualmente recomendado.
8. Reduzir os níveis de stress e ansiedade
Níveis elevados de stress e ansiedade, conjugados com outros fatores de risco como a hipertensão arterial, colesterol elevado e uma má alimentação, aumentam o risco de enfarte do miocárdio. Tirar alguns minutos por dia para meditar e acalmar a mente pode ser uma ajuda preciosa.