Sensibilização ao Cancro da Mama
Saúde e Bem estar
O Cancro da Mama continua a ser uma das doenças que mais afeta a nossa população. Por isso, é nosso dever estarmos informados e termos noção dos primeiros sinais de alerta.
O cancro da mama inicia-se quando células saudáveis na mama crescem e alteram-se sem controlo, formando uma massa chamada de tumor. O tumor pode ser cancerígeno ou benigno. Cancerígeno significa maligno e que pode espalhar-se para outras partes do corpo.
Quais são os diferentes tipos de cancro da mama?
O cancro da mama pode ser classificado como não invasivo ou invasivo:
Não invasivo
O carcinoma ductal - Ainda não é cancro, mas pode progredir para cancro invasivo. Neste tipo de neoplasia, existem células cancerígenas nos ductos mamários, mas ainda não se espalharam para o tecido mamário saudável.
Invasivo
Cancro da mama invasivo é o nome dado ao cancro que se espalhou para fora dos ductos (cancro de mama ductal invasivo) ou dos lóbulos (cancro de mama lobular invasivo). Estes podem ainda ser classificados pela sua histologia (aspeto do tecido ao microscópio); por exemplo, tumores mamários tubulares, mucinosos, medulares e papilares são subtipos mais raros de cancro da mama.
O cancro da mama pode também ser categorizado pela progressão da doença, ou seja, avaliando a extensão da mesma.
Cancro da Mama Precoce
O cancro de mama é descrito como precoce se o tumor não se tiver espalhado além da mama ou dos gânglios axilares.
Cancro da Mama Localmente Avançado
Localmente avançado se estiver espalhado da mama para os tecidos ou gânglios próximos.
Cancro da Mama Metastático
É descrito como metastático quando se espalha para outras partes do corpo, como osso, fígado ou pulmões. Os tumores em locais distantes são chamados de metástases. O cancro de mama metastático não tem cura, mas é tratável.
Cancro da Mama Avançado
É o termo geralmente usado para descrever cancro da mama localmente avançado não operável e cancro da mama metastático.
Aqui ficaram algumas noções para que possas estar atento ao teu corpo. Em qualquer caso de suspeita ou dúvida, deves sempre contactar um médico.