Rubrica Fitness & Health O outro lado da atividade física
Saúde e Bem estar
Será que a atividade física representa apenas uma solução para o controlo do peso? Ou será que tem um "outro lado" que muitos de nós nunca tivemos o prazer de sentir e vivenciar de uma forma duradoura?
O “outro lado” que a atividade física nos proporciona, diz respeito sobretudo ao bem-estar com nós próprios, com a sociedade, com a natureza e com o mundo. Refere-se a emoções e sentimentos que talvez representem aquilo que melhor carateriza o ser humano: a liberdade, a autonomia e a independência. A atividade física poderá ter uma multiplicidade de significados especiais e únicos para cada um de nós. Alguns poderão encontrar o prazer do movimento numa caminhada na Serra da Arrábida, outros num mergulho na costa de Sesimbra e outros ainda numa aula de grupo em ginásio. O importante é que cada um encontre o seu equilíbrio e o meio onde se sente bem, para adoptar esse comportamento não apenas num trimestre do ano, mas sim sempre.
Esta possibilita-nos também de encontrar forças para a superação dos mais diversos desafios e dificuldades com que nos deparamos. Ao aumentarmos as nossas capacidades físicas e ao desenvolvermos as nossas competências e aptidões, aumentamos também a autoestima, que nos confere uma barreira protetora contra o stress diário e nos proporciona uma maior capacidade de decisão!
Mas este outro lado não se fica por aqui!
A variedade que carateriza a atividade física permite-nos estar com nós próprios, relaxar, organizar o nosso dia ou simplesmente refletir sobre a vida, no caso de atividades de carácter mais individual e permite-nos também brincar, sorrir, conversar e socializar, no caso de atividades em grupo. As opções são imensas e podem ser adaptadas para cada perfil e para cada estado de espírito. Com que regularidade devo praticar cada uma das diferentes atividades para alcançar a melhor dose-resposta para a saúde mental e física? Podemos distinguir dentro da atividade física as atividades de carácter informal, como uma simples caminhada ou a lavagem manual do carro e as atividades físicas formais ou planeadas, normalmente realizadas no âmbito dos ginásios.
ATIVIDADE FÍSICA INFORMAL:
Praticada sistematicamente através de pequenas alterações no estilo de vida (optar sempre pelas escadas, caminhar 15 minutos na hora de almoço, entre outras). Poderá ter um efeito cumulativo no final do dia extremamente interessante e pode ser realizada todos os dias da semana.
ATIVIDADE FÍSICA FORMAL:
As atividades com maior solicitação cardiovascular, força e flexibilidade poderão ser dinamizadas numa aula de grupo no ginásio e deverão ser executadas 3-5 vezes por semana.
Quais os aspetos-chave para qualquer pessoa se manter fiel a um estilo de vida activo?
Escolhe uma atividade que consigas fazer mas, sobretudo, que gostes de fazer! Estabelece objetivos alcançáveis e realistas, com o aconselhamento de um especialista da área em questão.
Outro dos segredos está na partilha das experiências vividas com os familiares e amigos. Estes poderão dar um incentivo nos momentos de maior dificuldade e um apreciado elogio nos momentos de maior sucesso, aumentando assim a adesão ao exercício. Variar com alguma frequência o tipo de atividades praticadas e também o local ou percurso (como por exemplo na realização de caminhadas ou passeios de bicicleta) pode também representar uma opção interessante para a maioria das pessoas, evitando assim a monotonia.
Por fim, acreditamos que o registo individual (auto-monitorização) dos progressos efetuados é também muito útil para a manutenção de bons índices motivacionais e para uma mudança comportamental mais efetiva, rumo a um melhor estado de saúde física, psicológica e social.
O importante é que cada um encontre o seu equilíbrio e o meio onde se sente bem, para adotar comportamento mais ativo durante todo o ano.