O que acontece ao teu corpo quando deixas de treinar?
Saúde e Bem estar
Quando se trata do nosso corpo e aptidão física, somos todos diferentes, principalmente no tipo de treinos e desportos que praticamos.
Numa altura em que as férias já espreitam, o Sol começa a aparecer e o calor a fazer-se sentir, tudo o que menos apetece é ir treinar.
Consequentemente, a inatividade vai manifestar-se no teu corpo e saúde, sendo sempre diferente de pessoa para pessoa.
Ficam aqui algumas conclusões temporais que é importante saber:
-
Duas semanas de inatividade, a resistência diminui
A primeira aptidão a ser afetada é o volume máximo de oxigénio que consomes enquanto treinsa (VO2 Max). Este pode reduzir até 10%, o que significa que a incapacidade de transportar oxigénio suficiente vai diminuir, afetando a tua resistência e a tua recuperação.
-
Quatro semanas depois, começas a perder a força
Quanto menos treinares, mais reduzida será a tua massa muscular.
Este facto torna-se percetível entre 10 a 28 dias de inatividade, onde vais notar mais fraqueza muscular e perda de potência, tal como uma diminuição na velocidade e agilidade.
-
Após oito semanas, aumenta a possibilidade de ganhar gordura
O sistema endócrino, como os níveis de açúcar e gordura, também é afetado com o aumento do tempo de inatividade.
No que toca ao metabolismo, o quociente respiratório (a relação entre o CO2 (volume de dióxido de carbono) eliminado e o O (volume de oxigénio) consumido durante o mesmo tempo) aumenta, traduzindo-se num aumento do armazenamento de gordura.
Desta forma, começas a notar uma mudança física como aumento do peso corporal.
Ou seja, mesmo sendo uma pessoa muito ativa, todo o teu esforço e dedicação podem desaparecer em apenas duas semanas de inatividade.
Por esse motivo, é importante manteres-te fisicamente ativo, mesmo que durante as férias não treines com a mesma intensidade.