Mantenha um bom estado de hidratação
Saúde e Bem estar
RITUAL: Mantenha um copo grande de água ou uma garrafa na cabeceira da cama e torne a ingestão deste precioso líquido no seu primeiro ritual do dia.
Sabia que existe diariamente uma perda de água nem sempre percebida por nós, através por exemplo da respiração e da transpiração?
Contrariamente a alguns animais, o Homem não tem capacidade para efetuar reservas de água no seu organismo. Assim, e uma vez que este nutriente essencial é o principal (e mais importante!) constituinte do corpo humano, assegurando a eficiência do organismo e grande parte das funções vitais, não será de estranhar que a nossa sobrevivência esteja dependente da manutenção de um equilíbrio hídrico corporal.
Para que este equilíbrio seja consumado, o aporte diário de água - proveniente não só de fontes líquidas mas também dos alimentos – deve ser igual à quantidade de líquidos que se perdem no mesmo período, evitando assim a desidratação (quando a saída de água do organismo excede a que ingressa). Considere também que mesmo em inatividade, perdemos bastante água durante a noite, quer pela respiração quer por sudação.
Assim, e sabendo que se perdem diariamente 1400-1700ml de água através do funcionamento renal (produção de urina), 100-150ml através do trato gastrointestinal (eliminação pelas fezes), 400-700ml através do sistema respiratório (ar expirado pelos pulmões) e ainda uma quantidade bastante variável através da sudação (dependendo essencialmente da atividade física realizada e da temperatura do ambiente), concluímos que a implementação de estratégias diárias que promovam uma ingestão diária de 2-3 litros de água se torna imprescindível à saúde. Deixamos algumas à sua apreciação.
A CONSIDERAR:
-
Leve diariamente uma garrafa de água (1,5l) para o seu trabalho e coloque-a em local visível e de fácil acesso
-
Sempre que surjam episódios clínicos que levam a uma perda de água anormal – como por exemplo através de diarreia, vómitos, ferimentos, ingestão de diuréticos, etc. – aconselhe-se com o seu médico sobre a melhor forma de repor os líquidos perdidos;
-
Quando viajar para países com condições climatéricas quentes e húmidas, tenha presente que ocorre uma maior perda da água pela pele (transpiração) pelo que cuidados redobrados com a ingestão de líquidos são ainda mais importantes;
-
Observe a cor da sua urina com regularidade. De uma forma geral, uma cor mais clara (quase transparente) indica um bom estado de hidratação e uma cor mais escura representa um sinal claro de desidratação (urina mais concentrada). (Caso seja uma característica crónica, consulte o seu médico);
-
Faça uma pesquisa na internet e realize o download de um widget recordatório sobre a água, para o seu computador. Esta espécie de relógio-alarme permite que uma mensagem de alerta surja no seu computador, de “x” em “x” horas, relembrando-o que deve beber água.
Referências:
Site “Rituais de Vida” - http://www.rituais.net/