Hipertensão Arterial
Saúde e Bem estar
A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura. É uma doença que evolui sem sintomas aparentes, o que pode retardar a preocupação do doente e a visita ao médico. Os danos, contudo, instalam-se silenciosamente e podem afetar inúmeros órgãos. O primeiro passo para a prevenção deste problema é conhecê-lo e saber quais os sintomas a que devemos estar atentos.
Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com os níveis de pressão que o sangue tem durante a circulação. As artérias estreitas aumentam a necessidade de o coração bombear com mais força, de forma a fazer o sangue circular. A hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Trata-se de uma síndrome metabólica muitas vezes acompanhada por outras alterações, como obesidade e colesterol elevado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é hoje a principal causa de morte no mundo, por estar associada ao desenvolvimento de diversas doenças, principalmente cardiovasculares.
Para prevenir problemas de hipertensão, é importante medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, de forma a ser possível detetar e acompanhar a doença. Além deste controlo, os hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir o seu desenvolvimento. A prática regular de exercício físico faz toda a diferença neste tipo de doença uma vez que a obesidade é o principal fator de risco. A alimentação deve ser saudável, rica em frutas, vegetais e fibras e com baixo teor de sal e gorduras saturadas. O consumo de álcool e o tabagismo são altamente desaconselhados.