Dor Lombar
Saúde e Bem estar
A dor lombar tem sido um sintoma que tem preocupado cada vez mais o público geral, e um público cada vez mais jovem também. Antes de procurar respostas para atenuar a situação, é preciso prevenir e retardar estes sintomas.
Os estudos indicam que 1% das disfunções associadas à dor lombar estão relacionadas com problemas graves da coluna vertebral, tais como malignidade, fratura ou disfunção inflamatória; apenas 5% está a associado a protusões discais ou compressões nervosas; concluindo que 90% a 95% das disfunções discais não são apuradas através de um diagnóstico baseado num exame radiológico.
Com as avançadas técnicas de captação de imagem de alta sensibilidade (Ressonância Magnética), é possível detetar degeneração discal em 90% das pessoas; hérnia discal ou protusões discais em 45% e fissuras no anel fibroso ou artroses das facetas articulares em 20%-30%. Posto isto, a dor lombar pode ser causada por fatores periféricos, tais como tensão muscular ou proteção muscular anormal derivado de posturas ou padrões de movimento incorretos causando stress nas estruturas sensíveis.
O stress, a depressão e distúrbios do sono, são fatores que agravam a situação. Ao contrário do que muito gente pensa, é fundamental a prática de exercício físico adequado e acompanhado de modo a atenuar a frequência e intensidade das dores lombares.
Enquanto profissionais de exercício físico, sensibilizamos as pessoas para a importância do movimento, intensificação da sua atividade física diária numa dosagem correta e racional; mostrando uma perspetiva diferente da dor, descrevendo-a como algo modificável.
João Cardoso, Instrutor Fitness Factory Esposende