Doenças Causadas pela falta de Exercício Físico
Saúde e Bem estar
Cuidar da saúde é um assunto que está em alta na atualidade. Com o aparecimento de sites, blogs e influenciadores digitais focados em alimentação e exercício físico, as pessoas aparentemente estão mais preocupadas com a saúde e consequentemente exercitam-se mais. Contudo, o número de pessoas que não praticam atividade física ainda é muito elevado. Não se trata de uma questão meramente estética, mas sim um assunto de saúde pública. O sedentarismo é considerado pela OMS o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.
Quais as doenças associadas ao sedentarismo?
A falta de exercício físico pode produzir doenças graves. Entre elas:
Obesidade
A obesidade resulta de um elevado índice de massa corporal (IMC). Dietas pobres em nutrientes (ricas em sal, gorduras trans e açúcares), podem causar aumento de peso quando associado à falta de atividade física. As pessoas engordam quando não existe um equilíbrio energético entre o que se ingere e o gasto calórico.
Aumento da Tensão Arterial
O aumento da tensão arterial, nada mais é do que níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Fatores como stress, tabaco, excesso de sal e álcool são alguns dos motivos que favorecem a evolução desta doença. A atividade física tem um papel fundamental neste caso, uma vez que o coração de uma pessoa sedentária é forçado a trabalhar mais.
Depressão
Um estudo realizado durante 11 anos na Noruega constatou que o sedentarismo pode ser um fator de risco para a depressão. A prática regular de exercício físico estimula o organismo a produzir endorfinas, substâncias que propiciam uma sensação de bem-estar.
Fontes: http://izabelahendrix.edu.br