Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade
Saúde e Bem estar
No dia 23 de Maio comemorou-se o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, luta essa que precisa urgentemente de ser tratada como uma doença crónica e reincidente!
De acordo com a Sociedade Europeia de Endocrinologia, a Obesidade está a tornar-se o problema de saúde mais prevalente a nível mundial, vivendo mais de metade dos europeus com excesso de peso ou obesidade. Portugal não é exceção e os números indicam que 42% da população portuguesa adulta tem excesso de peso ou obesidade. Importa ainda salientar que, a obesidade infantil cresceu de forma alarmante em Portugal nos últimos anos e 60% das crianças que apresentam excesso de peso antes da puberdade, vão ter excesso de peso ou obesidade na idade adulta.
De uma forma descomplicada, a obesidade é consequência de um balanço energético positivo em que a quantidade de calorias ingeridas é superior à quantidade de calorias gastas e a diferença é armazenada no organismo sob a forma de gordura.
A obesidade está diretamente relacionada com risco de doença cardiovascular, diabetes do tipo II, doenças osteoarticulares e doenças do foro psicológico.
Não podemos deixar passar esta data sem falar da importância da promoção da alimentação saudável e da prática regular de atividade física, que são fundamentais na prevenção e no combate a esta doença. É da nossa responsabilidade individual tratar e promover a nossa própria saúde e dos nossos dependentes. Para isso, basta adotar estratégias no dia-a-dia que nos permitam estar ativos e manter hábitos alimentares saudáveis.