Dia Mundial da Hipertensão
Saúde e Bem estar
Comemora-se hoje, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão. Desde 2005, este dia tem como objetivo sensibilizar e encorajar a população, no sentido de prevenir e controlar o desenvolvimento desta epidemia.
A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, afetando aproximadamente 1,39 biliões de pessoas. Em Portugal cerca de 26,9% da população é hipertensa, sendo esta patologia mais prevalente no sexo feminino.
Mas afinal, o que é a hipertensão?
A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. A circulação do sangue, que tem por destino chegar a todos os tecidos e células do organismo, implica que haja alguma pressão sobre as paredes das artérias. Esta pressão, que é normal e até essencial para que o sangue atinja o seu destino, é a chamada “tensão arterial”.
Existem, no entanto, uma série de fatores de ordem genética ou ambiental que podem fazer com que esta pressão sobre as paredes das artérias aumente em excesso e se crie um cenário de hipertensão.
Neste cenário de hipertensão, o coração tem de se esforçar mais para fazer o sangue circular e o esforço pode levar a que a massa muscular do coração aumente, fazendo com que o volume do coração se torne maior - a chamada hipertrofia cardíaca.
Quais as causas da hipertensão?
A hipertensão pode ser causada por doenças renais, doenças endócrinas e pelo consumo excessivo de sal. Este último é uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia. Dados recentes apontam que o seu consumo, pela população portuguesa, se mantém consideravelmente superior aos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde (5g por dia).
No entanto, existem fatores que podem contribuir para um aumento da pressão arterial, tais como o envelhecimento, a obesidade, a diabetes, a ingestão elevada de sal e o stress emocional.
A hipertensão arterial geralmente não tem sintomas, mas podem existir alguns sinais de alarme como tonturas, hemorragias nasais ou dores de cabeça repetidas e intensas. Por todas estas razões, é muito importante o controlo dos níveis da pressão arterial com regularidade.
Como prevenir a hipertensão?
Existem algumas medidas que podem, e devem ser adotadas para evitar esta situação:
- Ter uma alimentação saudável: com mais legumes e frutas, redução da ingestão de gorduras e sal, que contribui para o aumento da pressão arterial;
- Limitar o consumo de álcool e caféem excesso: fazem subir a pressão arterial;
- Não fumar: a nicotina faz o coração bater mais depressa e estreita os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e danificando a parede das artérias;
- Medir regularmente a pressão arterial:conhecer os valores permite adotar medidas corretivas, se necessário;
- Praticar atividade física com regularidade: estimula a circulação e ajuda a manter ou mesmo perder peso.