Como o Exercício Físico Ajuda a Desligar do Mundo
Saúde e Bem estar
O exercício físico ajuda a reduzir sintomas do foro neurológico
A prática de exercício estimula a libertação de endorfinas. Quando o estímulo é frequente, as endorfinas atuam e provocam reações que ajudam na prevenção de muitos sintomas ligados a condições neurológicas.
A libertação de endorfinas, junto com a melhoria da autoestima – esta última devida a mudanças físicas ou psicológicas, pelo sentimento de dever cumprido – favorece um estado emocional de prazer, felicidade e concretização.
Descobriu-se que a libertação de endorfinas deverá ser constante para que possa ser considerada uma aliada na redução dos sintomas.
Depois de um mês, é de esperar que a prática do exercício físico comece a alterar o nosso dia-a-dia, se se mantiver uma constante na nossa vida. Normalmente, após o primeiro mês, a motivação e a vontade de continuar começam a aumentar exponencialmente.
Problemas como alterações de humor, distúrbios no repouso, a agitação e falta de energia tendem a diminuir com a prática regular de exercício físico.
O exercício regular estimula a criação de novas células e melhora o funcionamento do cérebro
A prática de exercício físico de forma regular traz grandes benefícios relativos ao desempenho do cérebro.
Uma prática saudável de exercício promove uma melhoria na capacidade de concentração, ideal para momentos de provas escolares!
Hoje é do conhecimento geral que a melhor forma de desenvolver novas células cerebrais é pela realização de exercício físico.
Esta prática promove também a síntese de proteínas necessárias para sinapses – processo comunicativo entre neurónios – e para a criação de memórias novas.
A prática regular de exercício físico melhora o humor e a qualidade do descanso, reduzindo assim a agitação e a angústia provenientes de ambientes possivelmente problemáticos, como trabalho ou ensino em épocas de exames escolares.
A prática do exercício físico provoca um aumento do fluxo sanguíneo no cérebro. Com este aumento, é fornecida uma maior quantidade de oxigénio e glicose, fulcral para o seu bom funcionamento.
Para um maior aumento de fluxo sanguíneo no cérebro, a prática de exercícios aeróbicos permite aumentar o ritmo do coração, provocando uma maior e melhor oxigenação nas células.
Uma maior oxigenação também significa uma melhor estimulação na criação de novas células, não só no nosso cérebro, como também por todo o organismo.
A prática regular de atividades físicas anaeróbicas e/ou aeróbicas, quando acompanhadas com uma boa alimentação e consumo de água suficiente, pode ser considerada como a fonte tão procurada de purificação de todo o organismo e fonte de energia do nosso cérebro.