Como manter o nosso sistema imunitário fortalecido?
Saúde e Bem estar
Com a situação pandémica que temos vivido nos últimos tempos, constatamos que muitos dos males que antes nos assolavam (doença coronária, obesidade, diabetes e outras) têm sido ainda mais prejudiciais na capacidade de combate à infeção.
Muito se tem falado na importância e reforço do sistema imunitário, pela capacidade de responder ao vírus e minimizar o risco de desenvolvimento de sintomas severos.
Mas em que consiste ao certo o sistema imunitário?
De uma forma muito simplista e resumida, podemos caracterizá-lo como sendo um conjunto de tecidos, órgãos e células responsáveis pelo combate a micro-organismos agressores, vindos do exterior. É algo que “herdamos” dos nossos pais e por muito que se fale na sua melhoria, o que na verdade está ao nosso alcance é a sua manutenção para os níveis os mais ótimos possíveis.
E a solução parece ser muito mais simples do que se possa pensar. Parece ser a mesma que para tantos outros males: voltar a adotar um estilo de vida saudável, substituir hábitos recentes menos ajustados por (bons) velhos hábitos.
Hábitos simples como:
Trocar a luz dos ecrãs por uma exposição mais frequente à luz solar e ao contacto com a natureza;
Voltar a uma alimentação equilibrada, assente em comida “a sério”, não processada;
Descansar bem, tentando controlar tanto quanto possível os níveis de stress que nos rodeiam;
Praticar regularmente exercício físico, de forma segura e ajustada ao nível de tolerância individual de cada um. Os músculos não são meros órgãos produtores de força... são uma espécie de glândulas capazes de manter o equilíbrio de todo o organismo, pela segregação de algumas substâncias reguladoras.
De uma forma resumida, a saúde mental, o comportamento motor, a saúde articular, a resposta imunitária, a composição corporal são exemplos deste domínio regulador, pelo que é ainda mais importante neste momento estarmos sensíveis para estes hábitos tão ao nosso alcance.
Paulo Cadilha, Personal Trainer Fitness Factory Nazaré