Benefícios de caminhar e correr descalço na praia
Saúde e Bem estar
Ao utilizares sapatos de sola dura sob os pés, existe a tendência de o calcanhar tocar primeiro no chão, criando um movimento até chegar aos dedos dos pés. Por outro lado, ao andar descalço, a parte frontal das pernas e dos pés são mais usadas, ajudando a amortecer o impacto naturalmente, reduzindo o stress nas articulações dos dedos dos pés, tornozelos, joelhos e articulações do quadril e até nas costas!
Andar descalço trabalha os músculos que desempenham a função de suporte do pé, podendo aliviar sintomas associados aos “pés chatos”. Além disso, a pressão nos dedos, muitas vezes causada pelo uso de sapatos grandes e apertados, pode ser aliviada andando descalço.
Correr ou mesmo andar descalço só é saudável quando os músculos do pé são treinados e preparados. Isto significa que os músculos do pé, tal como os restantes músculos do corpo humano, devem ser exercitados lentamente para desempenhar a sua função. Caso contrário, existe um risco de causar dor muscular e desalinhamentos.
Umas das melhores maneiras de aproveitares o verão é caminhares e correres descalço na praia.
Como a areia oferece maior resistência, caminhar e correr requer mais energia, no entanto, esta fortalece de forma completa, todos os músculos entre os pés e as costas, especialmente na zona dos quadris. Sempre que o pé afunda na areia, os músculos trabalham para empurrar o corpo para cima e movimentá-lo para andar para a frente.
Seja correr ou caminhar, o importante é conseguires fazê-lo em segurança!