Bem-estar mental
Saúde e Bem estar
Se tens por hábito praticar exercício, já estás a contribuir para o teu bem-estar emocional. Os benefícios para o cérebro são tão importantes como para o corpo: ficamos mais alerta, repousamos melhor e ajuda a nossa disposição.
Os nossos hábitos moldam o cérebro, que também funciona como um músculo, precisando de exercício para que as suas diferentes partes possam mudar e crescer em resposta a estímulos.
Tal como queremos corpos elegantes e musculados, queremos mentes resistentes e saudáveis.
Meditação
Existe a perceção da meditação como algo vagamente pretensioso e cético relativamente aos seus efeitos – o que é normal. Pode levar muito tempo a “conseguir” meditar, mas a realidade é que não é muito mais que o seguinte: parar, respirar e concentrarmo-nos no nosso eu interior. Deitados ou sentados sem mais ninguém por perto, focamo-nos na nossa respiração e numa mente isenta de preocupações, buscando um momento de paz interior.
É bastante desafiante porque a nossa cabeça não querer parar de “dançar” e pensar em várias coisas. Vai ser difícil não te mexeres, vais querer parar – o que não faz mal, porque aprender a parar sem se angustiar por causa disso faz parte do processo.
Mas vais sentir os benefícios: uma melhor disposição, mais satisfação e relaxamento no dia-a-dia.
Por isso, aprende mais sobre a meditação e pratica-a diariamente, três vezes por semana ou até mesmo apenas uma vez por semana, com diferentes frequências ou diferentes intensidades – é como reprogramar o cérebro. Depende do que valorizas, do que funciona para ti, mas a coisa mais importante é a consistência. Experimenta!
Tomar nota dos nossos pensamentos
Esta é talvez a prática mais simples, mas poderosa, ao teu dispor. Se a cumprires diariamente ou mesmo algumas vezes por dia, vais começar a pensar de uma forma diferente permanentemente.
As coisas que nos passam pela cabeça podem fazer-nos sentir algumas angústias. Mas não tem que ser necessariamente assim. Podemos mudar os nossos pensamentos, sendo que estes influenciam o nosso estado de espírito.
Muitos dos nossos pensamentos e distorções não são baseados na realidade. Vivemos a tentar ler as mentes dos outros e a encher a nossa com ideias equivocadas. Ou tentamos adivinhar o futuro e convencemo-nos de que sabemos o que vai acontecer, quando não sabemos.
Então, o que podemos fazer a esse respeito?
Escreve tudo! Percebe que se pode tratar de uma distorção da realidade. E depois escreve uma resposta adequada, que seja verdadeira e ao mesmo tempo, que forneça um contrapeso ao pensamento negativo.
Ao longo do tempo, se continuares a escrever os teus pensamentos, o teu cérebro vai começar a fazê-lo automaticamente. Tê-lo-ás treinado para se sentir melhor.
Pôr por escrito os pensamentos que temos ao longo do dia é uma sensação estranha. Mas pense nisso como mais uma forma de treino. É uma coisa aparentemente pequena, mas, tal como um treino, vai comprovadamente ser uma fonte de recompensas.
Lembra-te que podes condicionar o teu cérebro da mesma forma que condicionas o corpo. Treina a tua mente e melhora o teu bem-estar.