aumento da capacidade aerobia melhora o sistema imunitario
Saúde e Bem estar
O estudo vem do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, da Escola de Ciências da Saúde, em Istambul e revela os efeitos do aumento da capacidade aeróbia na função e força de elementos imunitários e respiratórios específicos essenciais para superar infeções por COVID-19.
Os resultados indicam que o aumento da capacidade aeróbia pode produzir melhorias seguras a curto prazo na função dos sistemas imunitário e respiratório, particularmente para infeções por COVID-19. Isso poderia ser produzido principalmente por meio de três mecanismos. Em primeiro lugar, poderia melhorar a imunidade aumentando o nível e a função das células imunológicas e das imunoglobulinas, regulando os níveis de CRP e diminuindo a ansiedade e a depressão. Em segundo lugar, poderia melhorar as funções do sistema respiratório ao agir como um antibiótico, antioxidante e antimicótico, restaurando a elasticidade e a força do tecido pulmonar normal. Por fim, poderia atuar como uma barreira protetora para diminuir os fatores de risco da COVID-19, o que ajuda a diminuir a incidência e a progressão da COVID-19.
A conclusão revela que o aumento da capacidade aeróbia fortalece o sistema imunitário e funções respiratórias e, portanto, contribui para ajudar no combate ao COVID-19. Isso pode diminuir as taxas de mortalidade por COVID-19. Além disso, aumentar a capacidade aeróbia da população durante o período de confinamento é fortemente recomendado para diminuir os fatores de risco, melhorar a função da imunidade e dos sistemas respiratórios de forma a permitir melhores funções do corpo contra o coronavírus. Assim, o desempenho de uma rotina de treino de 10 a 30 minutos de exercícios aeróbicos leves a moderados, deve ser seguido por todas as pessoas no confinamento ou pacientes com leves sintomas pulmonares.
Referências: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S187140212030103X?via%3Dihub#