As 4 Medidas que vão reforçar o teu Sistema Imunitário
Saúde e Bem estar
O sistema imunitário é um conjunto de estruturas e processos biológicos, que incluem células, tecidos e órgãos, que têm como função a proteção do organismo, deixando-o capaz de combater contra todo o tipo de agressores e, assim, promover a boa saúde.
Ter um sistema imunitário forte é sinónimo de saúde a todos os níveis. Este ‘escudo protetor’, quando intacto, consegue prevenir e curar alguns tipos de doenças ou problemas de saúde.
Vamos deixar quatro medidas importantes para reforçar o sistema imunitário.
Tem hábitos de sono saudáveis: A falta de sono parece aumentar a suscetibilidade a doenças infeciosas, assim como o trabalho por turnos (eventualmente associado à dirupção dos hábitos de sono). É precisomais investigação antes de conseguirmos ter conclusões mais definitivas, mas melhorar os hábitos de sono é uma medida fundamental para o correto funcionamento das nossas defesas.
Manter uma alimentação equilibrada: Não existem alimentos ou suplementos que possam prevenir ou tratar a infeção por Covid-19. A boa alimentação deve ser variada, sustentável, mas não há alimentos que curem. Tal como noutras situações, manter uma alimentação saudável e equilibrada ajuda o organismo a obter as vitaminas, minerais e antioxidantes de que necessitamos e que são importantes para um sistema imunitário forte e saudável. No entanto, tal não implica que se deva descurar as medidas preventivas veiculadas pelas autoridades de saúde.
Livra-te do Stress: Vários estudos demonstram que a ansiedade e o stress têm uma relação direta com o sistema imunitário. Aliás, foi na década de 80 que se passou a entender a imunidade como fazendo parte de todo um sistema complexo, que está diretamente ligado às nossas emoções. Por isso lembra-te que levar um estilo de vida calmo e pouco stressado contribui positivamente para o reforço da imunidade.
Pratica exercício físico: A atual pandemia da Covid-19 levantou muitas questões sobre como o exercício pode ser benéfico contra infeções, contribuindo para uma maior imunidade. A verdade é que cada ida ao ginásio para fazer exercícios que estimulam o sistema cardiorrespiratório, movimenta instantaneamente biliões de células do sistema imunitário, especialmente aquelas capazes de reconhecer outras células infetadas e eliminar as mesmas. As células do sistema imunitário que são mobilizadas com o exercício físico, aumentam assim a vigilância imunitária, o que, em teoria, torna-nos mais resistentes a infeções. O exercício também liberta várias proteínas que podem ajudar a manter a imunidade, principalmente citocinas derivadas de músculos.