A Saúde Mental em Portugal
Saúde e Bem estar
Portugal, como em muitos outros países, tem enfrentado uma crescente preocupação com questões de saúde mental nas últimas décadas. Os desafios incluem elevadas taxas de depressão, ansiedade e suicídio, bem como o estigma associado à saúde psicológica.
A recente pandemia COVID-19 trouxe consequências significativas neste âmbito potenciando ainda mais os níveis elevados de ansiedade e depressão devido à preocupação com a saúde, isolamento social e mudanças nas dinâmicas diárias.
A par das restrições de distanciamento social que levaram ao isolamento, e que por sua vez contribuiram para sentimentos de solidão e desespero, causaram na população em geral desafios únicos, incluindo a transição para aulas online e o impacto nas relações sociais.
O Estigma
Apesar de cada vez mais se perceber a importância da saúde psicológica não há como negar que ainda prevalece na nossa sociedade, algum estigma sobre a situação que acaba por ser inibidor na partilha dos sintomas e no pedido de ajuda. Investir precocemente na prevenção e num diálogo aberto sobre a temática pode ajudar a desmistificar a situação e tornar o processo mais fluido e “normal”.
Benefícios de uma boa Saúde Psicológica
Ter uma saúde psicológica forte traz uma série de benefícios significativos para a vida do ser humano:
Bem-Estar emocional: Uma saúde psicológica boa está associada a um bem-estar emocional. Isso significa experimentar emoções positivas com mais frequência e ser capaz de lidar com as emoções negativas de forma construtiva.
Resistência ao stress: Fortalece a capacidade de lidar com o stress. Pessoas com boa saúde mental são mais resilientes e têm melhores estratégias para enfrentar os desafios do quotidiano.
Relacionamentos Saudáveis: Revelam uma capacidade de influenciar positivamente os relacionamentos interpessoais, apresentando relacionamentos mais saudáveis, gratificantes e duradouros.
Tomada de Decisão: Uma mente psicologicamente saudável é capaz de tomar decisões informadas e ponderadas, resultando em escolhas mais acertadas na vida pessoal e profissional.
Melhoria da Qualidade de Vida: Contribui para uma melhor qualidade de vida global. As pessoas sentem-se mais satisfeitas com as suas vidas que passam a ter mais propósito.
Longevidade: Estudos sugerem que a saúde mental está relacionada à longevidade. Pessoas com boa saúde psicológica podem viver vidas mais longas e saudáveis.
A saúde mental é a pedra angular que sustenta o nosso diálogo interno, o autoconhecimento e a empatia. À medida que desconstruímos os mitos e estigmas, criamos uma humanidade onde sobressai a compreensão, a aceitação e a compaixão.
Cada um de nós, em primeira instância deve cuidar e preservar a sua saúde psicológica pois, como percebemos, é um dos grandes pilares da saúde humana, ou seja, better mind, better health!
Visão holística da Saúde
Uma abordagem holística da saúde reconhece que o bem-estar de uma pessoa não se limita apenas ao estado físico do corpo, mas sim a uma interligação profunda entre mente e corpo, considerando a pessoa como um todo.
Tem também em conta não apenas a saúde física, mas também mental, emocional, social e espiritual. Todos estes elementos estão interconectados e influenciam o bem-estar global.
A saúde mental é tão essencial quanto a saúde física, ou seja, os pensamentos, as emoções e os estados de espírito de uma pessoa têm um impacto profundo na saúde global. Por exemplo, o stress pode levar a problemas de saúde física, como pressão arterial alta e doenças cardiovasculares.
O Autocuidado
Cada vez mais a prevenção de doenças e o autocuidado são fundamentais para a implementação de medidas proativas para manter a saúde mental e física. Assim, torna-se essencial adotar hábitos de vida saudáveis como: sono retemperador, alimentação e hidratação adequadas, prática regular de exercício físico e exames médicos de rotina, a par de uma avaliação psicológica que permita perceber como está a saúde psicológica e tomar medidas caso necessário.
Parceria Fitness Factory: Centro de Psicologia Aplicada