A Gestão de tempo no dia a dia
Saúde e Bem estar
A Gestão do Tempo continua a ser uma questão importante e relevante em diversas áreas da nossa vida pessoal e profissional. O equilíbrio nesta mesma gestão impacta decisivamente no nosso dia a dia.
O ritmo acelerado da vida atual, que nos leva a desenvolver várias tarefas e projetos ao mesmo tempo, a par de distrações constantes, como redes sociais, notificações eletrónicas e entretenimento geram facilmente a sobrecarga e o sentimento de falta de tempo.
A saúde psicológica é também muito afetada por esta dimensão com impacto surpreendente em áreas como:
- Stress;
- Ansiedade;
- Perda de Autoestima;
- Burnout;
- Dificuldade na relação Interpessoal.
Como forma de otimização da gestão de tempo, foram criados e desenvolvidos vários modelos e abordagens com as suas próprias técnicas e princípios, sendo os abaixo descritos, alguns dos mais prestigiados e usados:
Matriz de Eisenhower: envolve a classificação de tarefas em quatro categorias: importantes e urgentes, importantes mas não urgentes, urgentes mas não importantes, e nem importantes nem urgentes. Esta triagem das tarefas permite a priorização das tarefas com base na sua relevância e urgência.
Getting Things Done (GTD): o GTD é um sistema que assenta na captura de todas as tarefas, ideias e informações num sistema muito organizado, para depois processá-las e organizá-las de acordo com os contextos e as prioridades.
Método Pomodoro: Este é um método de gestão de tempo que envolve a divisão do trabalho em intervalos de tempo curtos (geralmente 25 minutos) chamados "pomodoros", seguidos por uma pausa curta. Após completar um determinado número de “pomodoros”, é realizada uma pausa mais longa. Esse método tem resultados poderosos na manutenção do foco e da produtividade
Uma vida com uma boa gestão do tempo pode ser incrivelmente gratificante e benéfica em vários aspetos. Aqui estão algumas áreas onde uma boa gestão do tempo pode impactar positivamente:
- Menos Stress;
- Maior Produtividade;
- Mais Tempo para o que gosta;
- Menos Procrastinação;
- Desenvolvimento de Hábitos Positivos;
- Melhor Saúde Mental.
A saúde psicológica também beneficia muito com a otimização da gestão de tempo, pode provocar uma variedade de emoções positivas e benéficas.
Aqui estão algumas das emoções que muitas pessoas experimentam ao adotar uma abordagem eficaz para a gestão do tempo:
- Satisfação;
- Confiança;
- Orgulho pessoal;
- Motivação;
- Felicidade;
- Foco e Clareza.
Em última análise, uma boa gestão do tempo contribui para um estado emocional mais positivo e saudável, a par, aumenta a eficiência, mas também cria um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal, o sucesso e a satisfação geral na vida.
Parceria: Centro de Psicologia Aplicada