A Chegada da Menopausa nas Mulheres
Saúde e Bem estar
A menopausa é um período biológico inerente ao ciclo de vida da mulher. Este caracteriza-se pela cessação do ciclo menstrual com uma redução da produção hormonal de estrogénio e progesterona que acarreta um impacto significativo na saúde e aumenta o risco de desenvolvimento de algumas patologias nomeadamente a osteoporose.
Esta patologia óssea ocorre neste contexto de menopausa devido à redução da produção de estrogénio que desequilibra o normal ciclo de remodelação do osso e aumenta a perda de massa óssea, levando a um risco acrescido de fratura a médio-longo prazo.
A manutenção da saúde óssea torna-se uma prioridade neste período, pelo que a otimização do padrão alimentar no sentido de fornecer os nutrientes necessários, bem como a prática regular de exercício físico são cruciais para que a mesma ocorra.
Neste âmbito, um consumo adequado de cálcio e vitamina D é essencial para que ocorra formação óssea, sendo necessário um consumo diário adequado de alimentos de origem animal e vegetal ricos nestes micronutrientes e ainda assegurar a exposição solar diária para evitar a deficiência nutricional.
Que alimentos fornecem estes micronutrientes?
1. Fontes de origem vegetal: couves no geral (p. ex.: couve de Bruxelas, lombarda, galega e portuguesa), leguminosas em especial o feijão branco, sementes de sésamo e amêndoas.
2. Fontes de origem vegetal fortificadas: alternativas vegetais aos laticínios se forem fortificadas, como é exemplo as sobremesas e bebidas vegetais que devem ser preferencialmente sem adição de açúcar e obrigatoriamente suplementadas em cálcio e vitamina D, bem como o tofu se este for coagulado com cálcio.
3. Fontes de origem animal: leite e laticínios no geral (iogurte, queijo).
Nutricionista Margarida Machado CP4550N – Fitness Factory Santa Iria de Azóia