6 Alongamentos para Todas as Manhãs
Saúde e Bem estar
Cada vez são mais as pessoas que enfrentam o stress no seu dia-a-dia. Estes problemas não afetam apenas o nosso estado emocional, também têm consequências físicas. Os alongamentos matinais são uma forma de contrariar posturas incorretas: seja pelas horas passadas a uma secretária em frente a um computador, pelo uso continuado do telemóvel, ou pela condução durante longos períodos de tempo.
Estes alongamentos matinais, se efetuados corretamente, atuam também sobre o stress e a ansiedade que tendem a criar tensão na região lombar, nas costas, pescoço ou ombros. Permitem a extensão dos músculos, pelo estiramento das fibras musculares, aumentando a flexibilidade.
Se nos exercitarmos desta forma, apenas entre 5 e 10 minutos por dia, estamos a investir na nossa saúde e no bem-estar geral, respeitando e ouvindo sempre o nosso corpo. Se os alongamentos matinais passarem a fazer parte da rotina, realizando movimentos consistentes das articulações, conseguimos aliviar condições crónicas, tais como dores nas costas.
1. Alternar o joelho
Numa superfície estável, deita-te de costas e, alternadamente, leva um joelho contra o peito enquanto manténs a outra perna esticada. Em seguida, baixa a perna até que fique estendida e faz o mesmo movimento com o joelho contrário. Entre cada movimento faz algumas respirações profundas.
2. Tocar nos pés
Coloca-te sentado, de pernas esticadas e pés juntos. Leva o queixo até ao peito, descendo a posição até um ponto que te seja confortável. O ideal será conseguir tocar com as mãos nas pontas dos pés, nos dedos, mantendo as pernas esticadas.
3. Alongar ombros
Ainda na cama ou num tapete, senta-te e cruza um braço sobre o peito, alongando o ombro. Com a mão contrária ao braço que está esticado, apoia o cotovelo. Inverte o movimento para alongares também o outro ombro.
4. Rotação do quadril
Deita-te de costas com as pernas estendidas no chão. Relaxa os ombros e começa por dobrar o joelho esquerdo e colocar o pé sobre a coxa direita, imediatamente acima do joelho.
Contrai os músculos abdominais, depois segura o joelho esquerdo com a mão direita e puxa suavemente através do teu corpo, em direção ao lado direito. Mantém por 10 segundos e volta à posição inicial. Faz agora o alongamento para a outra perna e faz 8 repetições.
5. Alongar o quadricípite
Podes fazer este exercício de pé ou deitado. Se estiveres deitado, deita-te sobre o lado esquerdo, com as pernas juntas e estendidas no chão. Descansa o braço esquerdo debaixo da cabeça.
Dobra o joelho direito e leva o calcanhar em direção à nádega direita, agarrando o pé com a mão. Espera cerca de 10 segundos e, lentamente, volta à posição inicial. Troca de lado e faz 4 repetições deste exercício.
Nota que deves alongar até um ponto de tensão leve e sem dor. Durante o exercício presta atenção à tua respiração.
6. Espreguiçar todo o corpo
Podes usar este exercício para terminar os teus alongamentos matinais. Em pé, volta a espreguiçar todo o corpo, inspirando e enchendo o peito com ar. Expira, balançando para a frente e para trás. Estás pronto para o novo dia!
Referências: www.olx.pt