4 Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental
Saúde e Bem estar
Todos nós sabemos os benefícios que a atividade física trás ao nosso corpo, no entanto muita gente não conhece os benefícios que existem para a saúde mental, apesar deste facto ser já bastante consensual entre os profissionais de saúde.
Novos estudos apontam que o exercício físico regular contribui por exemplo para a diminuição dos riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em doentes de Alzheimer.
Na verdade, práticas regulares tão simples como uma simples caminhada, uma corrida ou pedalar, contribuem para a manutenção duma capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade.
Existem vários benefícios ao nível da saúde mental para a prática de exercício, tais como:
1. Redução do stress
O cortisol, mais conhecido como a hormona do stress, quando sofre alterações, tem consequências más para o nosso organismo. Caso aumente, dificulta a aprendizagem, cria lapsos de memória, diminui o apetite, entre outros. Por outro lado, uma redução também pode representar fadiga, fraqueza, desejo repentino por alimentos ricos em açúcar, ou depressão.
A atividade física ajuda a manter os níveis ideais de cortisol, e relaxa o corpo e a mente.
2. Melhorar a qualidade do sono
O exercício físico melhora a qualidade do sono, o que por sua vez diminui as insónias e ajuda-nos a ter uma rotina de sono, o que é essencial para prevenir distúrbios do mesmo.
Privarmo-nos de uma boa noite de sono afeta o nosso humor, gera fadiga e alterações hormonais, aumento de peso, stress, dores musculares, isto apenas a título de exemplo.
3. Equilíbrio da produção de hormonas
As hormonas da felicidade, cada vez mais estudadas nos dias de hoje, estão diretamente ligadas à prática de atividade física.
A produção de Serotonina, que é o neurotransmissor mais conhecido por nos trazer alegria e influenciar em nossas emoções de maneira positiva, reduz o stress, diminui as dores de cabeça e as enxaquecas, promove a saciedade, alivia os sintomas de TPM, melhora o bem-estar e favorece o relaxamento.
Já a Dopamina, trabalha na regulação do humor, controla as funções motoras e o exercício da memória, melhora a concentração e o apetite.
Por fim a endorfina regula as funções do sistema nervoso, e garante também o relaxamento e a reação do corpo à tensão.
4. Aumenta o bom humor no dia a dia
Vamos falar novamente da endorfina. A sua produção dispara mensagens de relaxamento e bem-estar para o nosso corpo e contribui para uma elevada autoestima, o que consequentemente aumenta a nossa motivação para concluir tarefas e atingir objetivos.
Resumindo, uma vida com menos stress, resultado da prática de exercício físico regular, resulta numa melhor qualidade de vida, mais ânimo, mais alegria e mais pensamentos positivos.
Se conseguirmos manter a nossa boa disposição quase de forma constante, com muito menos (ou nenhuma) fadiga, e conseguimos realizar mais tarefas com sucesso ao longo do dia, o que acaba também por nos tornar mais produtivos.
Por isso, pratica atividade física, escolhe algo que te transmita uma sensação de prazer e satisfação não só enquanto praticas, mas também antes e depois dessa prática, e começa, mas começa já! Por ti e pela tua saúde.
Joaquim Carrilho, Diretor de Clube Fitness Factory Nazaré
Referências: previva.com.br; saudemental.pt; gabinetesim.pt / “Correr para emagrecer” de Pedro Almeida; “Como manter a sanidade mental” de Philippa Perry.