ZINCO, Onde Encontrá-lo?
Nutrição
O zinco é um mineral, que interfere com mais de 300 reações químicas que ocorrem no nosso organismo! A par destas funções, o zinco estimula e fortalece o sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares, diabetes, melhora a função cerebral e a circulação.
Alguns dos alimentos em que se encontra este precioso mineral são os seguintes:
A aveia é rica em zinco, contendo 4,5 mg por 100 g de flocos de aveia. As papas de aveia são uma excelente alternativa diária ao pequeno-almoço ou lanche da tarde, acompanhadas de fruta e alguns frutos secos, como nozes ou amêndoas, e canela.
O arroz integral tem na sua composição 1,4 mg de zinco por 100 g de arroz integral cru. Pode ser consumido duas a três vezes por semana.
A carne de vaca possuí 3,6 mg de zinco por 100 g de bife de vaca cru. O consumo de carne vaca magra pode ser integrado num padrão alimentar saudável, uma a duas vezes por semana, sem gorduras visíveis e preparada de forma saudável - grelhada, confecionada a vapor ou cozida.
A carne de frango possuí 1 mg de zinco por 100 g de frango sem pele cru, com um maior teor nas cozas de frango. As carnes brancas podem ser consumidas quatro a cinco vezes por semana, confecionando sem pele, e sem grande adição de gordura.
As ostras são provavelmente, o alimento mais rico em zinco que se conhece: Seis ostras fornecem a quantidade de zinco necessária para cinco dias - 91 mg de zinco por 100 g de ostras cruas. Embora não seja um alimento comum no nosso padrão alimentar pode pontualmente ser uma boa escolha para uma caldeirada.
O feijão é rico em zinco, 4,9 mg por 100 g de feijão manteiga cru. As leguminosas, como o feijão, podem ser servidas duas a três vezes por semana, integradas na sopa, ou com pratos de peixe ou carne.
Os laticínios são outra fonte de zinco: 0,8 mg por 100 g de leite de vaca magro. Prefira as versões magras e enriquecidas com as vitaminas que se perdem com a desnatação. É recomendada a ingestão de 3 lacticínios diariamente.
Os brócolos possuem 0,6mg de zinco por 100gr, consuma-os uma a duas vezes por semana.
O pólen é um verdadeiro multivitamínico natural e uma boa fonte de zinco, sendo um alimento ou suplemento que não apresenta toxicidade. Pode ser utilizado pontualmente em bebidas e infusões.
Tomás Alves CP2517N
Nutricionista Fitness Factory Caldas da Rainha