Voltar à rotina é o melhor Detox
Nutrição
Após as festividades do Natal e Ano novo é comum observamos uma crescente adesão a dietas que promovem uma fase de ‘detox’ após um período de maior ingestão alimentar.
Não existe qualquer evidência que suporte este raciocínio, uma vez que a desintoxicação (eliminação natural das toxinas) é executada pelo fígado, rim e sistema gastrointestinal, de forma a manter o normal funcionamento do organismo.
Após um período de consumo de alimentos de elevada densidade energética (sobretudo ricos em hidratos de carbono, gordura e sal) bem como ingestão de bebidas alcoólicas, pode verificar-se um aumento de peso que regra geral acontece devido à maior retenção hídrica, e que se traduz num valor de peso superior ao habitual. Podem surgir também outros sintomas, como o inchaço abdominal ou alterações no trânsito intestinal, que estão associados ao consumo de maior quantidade de alimentos e inclusive da presença de alimentos que não são inseridos no dia a dia. Findado o período festivo e retomada a rotina habitual (alimentação e exercício físico) é expectável que o peso volte ao seu valor habitual e os sintomas associados desapareçam.
Posto isto, podemos apresentar 3 regras de ouro que devem ser adotadas após as festividades, para auxiliar na retoma do peso e bem-estar geral:
1. Retomar à rotina alimentar habitual, assegurando um bom consumo de fruta e hortícolas, que por serem ricos em fibra e doces (no caso da fruta) podem ser aliados no controlo do apetite ao longo do dia. Neste sentido pode ser interessante congelar as sobras das refeições do Natal e Ano novo (p. ex.: sobremesas ou entradas) e/ou repartir pelos convidados, evitando deste modo prolongar os excessos alimentares ao longo do mês de janeiro.
2. Garantir um bom consumo de água ao longo do dia, consumindo entre 1,5-2,0L. As infusões ou a água aromatizada sem adição de açúcar são também opções válidas para melhorar a ingestão hídrica.
3. Retomar à programação de exercício físico habitual ou começar a praticar algum tipo de atividade física. As caminhadas podem ser uma ótima estratégia, uma vez que um maior número de passos diários está associado a um menor risco de mortalidade e irá ajudar a aumentar o gasto calórico diário.
Margarida Machado, Nutricionista Fitness Factory Santa Iria da Azóia
Referências bibliográficas:
1. Sheng M, et al. The relationships between step count and all-cause mortality and cardiovascular events: A dose-response meta-analysis. J Sport Health Sci. 2021 Sep 20;S2095-2546(21)00101-0.
2. Klein A V, Kiat H. Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence. J Hum Nutr Diet. 2015 Dec;28(6):675-86.