Tremoços VS Amendoins
Nutrição
Tremoços ou amendoins? Qual o aperitivo a preferir?
Com o aparecimento do tempo mais quente começam a apetecer umas bebidas mais refrescantes, como é o caso da cerveja e, em acréscimo vêm os aperitivos, uma conjugação perfeita em plena estação de verão.
Mas serão estes petiscos uma opção saudável?!
Bem, se formos comparar os tremoços (leguminosa) com os amendoins (fruto oleaginoso), logo por aqui podemos deduzir que os amendoins apresentam um teor em gordura superior relativamente aos tremoços, que por sua vez estes últimos contêm um teor proteico superior.
Por 100g de tremoço sem casca, podemos obter 15,4g de proteína; 9,4g de fibra; 1,1g de gordura e, um valor energético de, aproximadamente, 117kcal.
Em contrapartida a mesma porção de amendoins confere 28g de proteína; 8g de fibra; 49,7g de gordura e, 585kcal.
Atendendo ao valor nutricional dos dois tipos de aperitivos, devemos dar preferência ao consumo dos tremoços, uma vez que promovem a saciedade devido ao seu teor em fibra e proteína. Em processo de perda de peso, os tremoços são também preferíveis devido ao seu valor energético reduzido.
Deste modo e, como em qualquer situação, não precisamos de evitar comemorações ao fim de semana, ou até mesmo durante a semana, desde que consigamos limitar a frequência das idas aos cafés/bares, controlando assim o consumo deste tipo de bebidas e snacks salgados.
Dica: Se és fã deste tipo de aperitivos, deves dar preferência à ingestão dos mesmos (em quantidades controladas) sem adição de sal. Caso não seja possível, pelo menos no caso dos tremoços, deves passá-los bem por água de forma a reduzir assim o consumo de sal.