Sobremesas mais saudáveis, como?
Nutrição
Como podemos obter sobremesas mais saudáveis, transformando até as nossas sobremesas de sempre, em opções preferíveis e mais nutritivas?
Em vez do açúcar refinado - Prefira o mel (um açúcar natural e com mais micronutrientes) ou agave. Uma melhor opção: adicionar fruta para potenciar o sabor doce. Triturar tâmaras, banana, maçã cozida funciona surpreendentemente bem.
Em vez do óleo ou manteiga - Opte pelo Azeite, a melhor gordura que se pode utilizar. Evite as gorduras saturadas dos óleos e manteigas (mesmo vegetais) e prefira uma fonte boa de gordura, monoinsaturada, preferível para a saúde do sistema cardiovascular. O óleo de côco, embora seja uma gordura saturada, tem demonstrado alguns benefícios face a outras gorduras, e funciona muito bem para algumas receitas.
Em vez de Farinha Trigo - Poderá optar por farinhas integrais, desde a farinha de trigo integral, de aveia (o melhor preço qualidade), de centeio, de alfarroba, trigo sarraceno, de arroz, côco ou amêndoa. Desta forma passamos de uma farinha refinada a farinhas mais simples, com maior teor em fibra e mais micronutrientes.
Em vez de Natas - Tente optar por outro lacticínio como iogurte grego ligeiro ou quark. As opções de natas “light” ou vegetais devem ser avaliadas. Têm menor teor calórico e de gordura, mas continuam a ser natas.
Em vez de Chocolate de Leite/Culinária - O chocolate negro é uma excelente troca, com maior teor de cacau - mais de 70% cacau - ou cacau magro em pó.
Em resumo, o mais importante é a moderação! Seja qual for a receita, devemos reeducar o nosso paladar e ir reduzindo gradualmente a quantidade de açúcar e gordura adicionada, desafiando as doses que são apresentadas nas receitas.
A quantidade e a frequência das sobremesas são a verdadeira chave no sucesso!
Pode comer uma sobremesa mais ou menos saudável, desde que modere a quantidade da dose e a frequência das mesmas.
Isabel Miguel CP3186N
Nutricionista Fitness Factory Torres Vedras