Será que ganhamos mesmo peso após o natal?
Nutrição
Está a aproximar-se aquela altura crítica em que a dieta é posta em causa, e em que por vezes é difícil resistir a toda a oferta que existe ao nosso redor. Posto isto será mesmo verdade que ganhamos peso após o Natal?
Uma revisão recente que avaliou a flutuação de peso de forma semanal, sazonal e em feriados, em indivíduos que participaram num programa de manutenção de peso mostrou resultados semelhantes a estudos anteriores, que reportam aumentos de 0,2 a 1 kg de peso durante o natal na população em geral. No entanto, mostra também ser possível ganhos menores, ou até mesmo perda em indivíduos que estejam envolvidos em processos de perda ou manutenção de peso.
Este estudo mostrou ainda alguma perda de peso, mas não total, nos meses que se seguiram até março, tendo permanecido acima cerca 0,35% que antes do natal. Isto vem de encontro à hipótese de que o peso ganho na época natalícia pode ser um fator que contribui para o aumento do peso a longo prazo.
O aumento de peso foi similar entre indivíduos independentemente da idade, sendo que os mais novos parecem ter ganho menos peso durante este período. Todos os grupos permaneceram com valores acima do peso habitual até 2 meses após o ano novo, sugerindo que o aumento de peso não é totalmente compensado após este período.
Sabe-se que o natal é um período associado à família e convívio, mas que se centra por norma à volta da mesa, desta forma moderação e bom senso são palavras a reter.
Uma forma de se poder contornar um pouco a situação é treinar durante este período, visto que ao aumentarmos o gasto calórico, o aumento de peso não será tão grande. E a realização de exercício físico durante este período ajuda a prevenir este aumento de peso e até riscos para saúde relativamente a valores cardiovasculares (aumento da pressão arterial e LDL-C) e metabólicos (reduzida sensibilidade à insulina).
Tendo em consideração que este ano já está a ser bem diferente do habitual e que muitas pessoas já tiveram algum descontrolo no peso durante a quarentena, sejam moderados, façam por ter algum controlo e adicionem o exercício físico à equação, antes e após esta época festiva.
Votos de boas festas.
Telma Silva, CP3751N
Referêcias:
1) Weekly, seasonal and holiday body weight fluctuation patterns among individuals engaged in a European multi-centre behavioural weight loss maintenance intervention
2) Estudio prospectivo del efecto del periodo vacacional sobre la influencia del peso durante el tratamiento dietoterapeútico hipocalórico
3) Effects of Exercise Training during Christmas on Body Weight and Cardiometabolic Health in Overweight Individuals