Sentes que estas sempre com fome? - 4 fatores que podem influenciar
Nutrição
Existem vários comportamentos alimentares que podem estar associados à diminuição da saciedade e consequentemente o aumento do apetite.
Eis algumas possíveis razões relacionadas com a dieta e o estilo de vida:
- Ingestão insuficiente de proteína
O consumo de alimentos ricos em proteína a todas as refeições, incluindo nos lanches, é um fator importante no controlo do apetite durante o dia, prevenindo a sensação de fome excessiva entre refeições.
Opta por alimentos como carne magra, ovos, peixe e produtos lácteos ou no contexto alimentar vegetariano, opções como soja, leguminosas ou quinoa.
- Alimentação pobre em fibras
A fibra tem um papel fundamental na saciedade, uma vez que aumenta o tempo do esvaziamento gástrico e, consequentemente, o tempo de digestão, prolongando a sensação de saciedade e evitando picos de fome, principalmente entre refeições principais.
Aumentar a ingestão de legumes e frutas e incluir mais cereais integrais na alimentação, poderá ser uma boa estratégia.
- Baixa ingestão de água
A sensação de fome, muitas vezes, está associada a sede. Por esta razão, frequentemente é aconselhado ingerir água quando estiver com sensação de fome, entre as refeições, tendo como objetivo a perceção real da situação de fome.
- Má qualidade do sono
Um sono adequado promove uma melhor regulação da hormona associada com o aumento do apetite, a grelina. Quando ocorre privação de sono os níveis desta hormona são mais altos, e consequentemente ocorre o aumento da sensação de apetite e, usualmente, predispõe para um aumento da ingestão alimentar.
Patrícia Eusébio (CP 4234N)
Nutricionista Fitness Factory Caldas da Rainha