Semana do Dia Mundial da Alimentação
Nutrição
Foi no dia 16 de outubro de 1945 que a ONU (Organização das Nações Unidas) fundou a FAO (Food and Agriculture Organization) um grupo especial dedicado à Alimentação e à Agricultura.
Por este motivo, é esta a data escolhida, para ser celebrado o Dia Mundial da Alimentação, a acontecer nesta sexta-feira.
O objetivo deste dia é alertar as populações para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento que são mais pobres, a obter os recursos económicos e técnicos necessários para conseguirem produzir os seus alimentos.
Em termos estatísticos, estima-se que mais de 2 mil milhões de pessoas não têm acesso regular a alimentos nutritivos em quantidade suficiente. E que cerca de 135 milhões de pessoas em 55 países são afetadas por uma situação de fome aguda, que exige uma resposta urgente em termos de alimentação e nutrição!
Atualmente ainda não está a ser feito o suficiente por este problema. Aproximadamente 14% dos alimentos produzidos para consumo alimentar ao nível mundial perdem-se antes de chegarem ao mercado grossista. Cabe às Indústrias e às empresas do segmento alimentar escoar os alimentos que não vendem, dando-os a quem mais precisa, evitando o desperdício. Porém a missão não é só das indústrias, também todos nós, em casa, temos o dever de comprar e de cozinhar apenas aquilo que precisamos e reaproveitar os restos para novas refeições, evitando o desperdício alimentar.
A FAO alerta ainda para um novo perigo, a combinação de dietas pouco saudáveis e estilos de vida sedentários, que tem provocado um aumento das taxas de obesidade, não só nos países desenvolvidos, mas também nos países menos desenvolvidos, onde a fome e a obesidade coexistem frequentemente.
Para tentar fugir a este problema da obesidade, é preciso comer bem. E porque além de ajudar o mundo, também é importante ajudares-te a ti mesmo, tu próprio podes fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vais comer, no teu dia-a-dia.
Um dos guias que podes seguir para a tua escolha alimentar diária é a RODA DOS ALIMENTOS que visa uma dieta saudável incorporando os pressupostos de uma dieta completa, equilibrada e variada.
Devemos ainda ter em conta as graves repercussões da pandemia do COVID-19, que veio realçar a importância de todos nós, a nível mundial, demonstrarmos solidariedade e vontade de agir ajudando o outro.
Não esqueças: “As nossas Ações são o nosso Futuro.”
Nutricionista Flávio Jerónimo CP:3978N
Fitness Factory - Venda do Pinheiro