Sabias que devíamos comer leguminosas todos os dias?
Nutrição
Segundo a roda dos alimentos deveríamos comer cerca de 1 a 2 porções por dia. Uma porção corresponde a cerca de 3 colheres de sopa de leguminosas secas/frescas em cozinhado (80g).
No meu parecer este consumo está muito longe do praticado, daí fazer todo o sentido explicar-vos porque são elas tão importantes. Para além de serem amigas do ambiente, são muito ricas nutricionalmente, tendo propriedades benéficas para a saúde de quem as consome.
São uma ótima fonte proteica, cerca de 20 a 25% do seu total, contendo boas quantidades de lisina (um aminoácido essencial). No entanto é uma proteína de baixo valor biológico e quando optamos por alimento de base vegetariana esta deve ser conjugada com outros alimentos, como cereais ou outras leguminosas, para se aproximar mais de fontes animais, que contêm todos os aminoácidos essenciais (alto valor biológico). Fornecem também hidratos de carbono, grande parte de absorção lenta, como o amido.
Contêm ainda outros hidratos não digeríveis pelo nosso organismo, que servem para alimentar as bactérias da nossa flora intestinal, ajudando a regular o trânsito intestinal.
Já para não falar do seu teor em fibra, que permite que fiquemos saciados durante mais tempo. Muito ricas em vitaminas do complexo B, e ao nível dos minerais são fontes de ferro, zinco, magnésio, potássio e fósforo. Também são conhecidas pelo seu teor em antioxidantes.
Exemplos de leguminosas são: feijão, grão, lentilhas, ervilhas, chícharo, favas, tremoços.
Tenham em atenção o teor de sal quando compradas enlatadas. Podem passá-las por água para retirar o excesso, ou reduzirem no sal adicionado nos restantes alimentos consumidos nessa refeição. Outra solução, cozê-las em casa. Para além de todos estes benefícios têm também um baixo custo.
De que estás à espera para incluí-las mais vezes na tua alimentação?
Telma Silva, CP3751N
Nutricionista Fitness Factory Cartaxo