Rubrica Fitness & Health - 6 Dicas para uma gravidez em forma
Nutrição
A gravidez pode ser uma etapa emocionante e cansativa da vida. A sua recuperação pode levar a experiências mais saudáveis e positivas que antecederam o nascimento do bebé.
Ficam aqui alguns conselhos que podem ajudar a promover hábitos mais saudáveis em clientes grávidas:
1. Prioriza o sono. Cria um ambiente relaxante que promova o descanso. Um momento crucial para a recuperação e regeneração dos nossos tecidos, embora as alterações anatómicas possam dificultar o sono.
2. Agenda dias de recuperação ativos. Muda a tua prática desportiva para que te sintas bem e não porque precisas. Opta por exercícios de baixo impacto, de resistência muscular ou por algum trabalho de corpo e mente como yoga, pilates e ginástica pré-parto.
3. Não tenhas medo de tentar algo novo. Com o teu corpo em constante mudança, a mulher grávida pode achar que certos exercícios possam não ser tão bons nesta etapa! Consulta um profissional de saúde especializado e verás a tua prática desportiva adaptada às tuas necessidades, através da oferta de diferentes propostas de trabalho/opções de treino, visando sempre o teu bem-estar e o que te é prazeroso ou mais confortável de executar.
4. Procura criar padrões alimentares saudáveis. A mulher grávida deve incluir um plano alimentar equilibrado concentrado em vegetais, frutas, proteínas magras, grãos integrais, fontes de laticínios e gorduras saudáveis. Procura a ajuda de um nutricionista para obter dicas e orientações específicas e individualizadas.
5. Suplemento quando necessário. De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, todas as mulheres grávidas devem consumir, no mínimo, 400 microgramas de ácido fólico diariamente. Ferro e cálcio são outros nutrientes preocupantes, no entanto, quantidades adequadas podem ser consumidas através de uma dieta equilibrada e de um suplemento vitamínico/mineral pré-natal. Procura sempre a ajuda de um nutricionista.
6. Escuta o teu corpo. Se isso significa diferentes planos de treino ou uma quantidade maior de comida, lembra–te que conheces melhor o teu corpo do que qualquer outra pessoa. Um técnico de exercício físico, um profissional de saúde e/ou um nutricionista poderão ajudar e apoiar nesta especial jornada.
Autora: Katie Hake
Nutricionista registada e personal trainer