Produto light, zero ou magro. Qual a diferença?
Nutrição
Quando vais ao supermercado, costumas analisar os rótulos? Vês quais os produtos mais interessantes a nível nutricional?
As designações “light”, “zero” e “magro” são muito comuns de se encontrarem nos rótulos aquando a ida ao supermercado. Mas quais as diferenças?
Produto "zero" - Esta designação não é sinónimo de que o produto alimentar seja isento de calorias ou é necessariamente mais saudável em comparação com um produto semelhante. A designação "zero" é seguida pelo nome de um ou mais nutrientes que foram reduzidos. Exemplo: 0% açúcares adicionados: o produto não contém mais de 5g de açúcares por 100g ou de mais de 2,5g de açúcares por 100ml. 0% gordura adicionada: o produto não contém mais de 0,5g de açúcares por 100g ou 100ml.
Produto "light" - Esta é atribuída aos produtos pelo qual determinado nutriente (valor energético, gordura, açúcar) sofreu uma redução mínima de 30% em comparação com o produto alimentar semelhante. Estes produtos alimentares, em comparação com o seu semelhante, não apresentam obrigatoriamente menos calorias. Podemos encontrar esta designação nas comuns batatas fritas, mas esta redução não torna o produto mais interessante nutricionalmente. Ainda que, quando existe a redução de um ou mais nutrientes o produto pode apresentar um valor calórico mais reduzido.
Produto "Magro" - A designação “magro” é atribuída ao produto quando, por exemplo, este apresenta menos de 3g de gordura por cada 100g ou menos de 1,5g de gordura por cada 100ml. Podemos ver isto em produtos como o iogurte, leite ou queijo.
Agora, depois do conhecimento de cada menção, seleciona os produtos alimentares que mais se adequam às tuas necessidades nutricionais, preferências e objetivos de forma mais informada e consciente.
Nutricionista Adalgisa Correia - Fitness Factory Gaia