Preparar o regresso: O que comer antes e depois do treino?
Nutrição
A esperança de em breve podermos recuperar um bocadinho mais da normalidade e finalmente podermos voltar a treinar no ginásio levanta uma questão: O que vou comer antes e depois de treinar?
Antes do treino:
O objetivo desta refeição é fornecer a energia necessária para evitar a fadiga muscular e maximizar a performance durante o treino. Assim, aqui devemos incluir alimentos ricos em hidratos de carbono, com baixo teor de gordura e de fibra e com conteúdo moderado em proteína.
Traduzindo isto em refeições, podemos estar a falar de coisas simples como papas ou panquecas de aveia, iogurte magro com fruta e cereais simples sem adição de açúcares (ex. cornflakes, aveia ou weetabix) ou queijo fresco magro acompanhado com tostas integrais.
Após o treino:
Neste caso, o objetivo desta refeição é repor os níveis de energia, proteínas e fluídos de forma a favorecer a recuperação muscular e conseguir estar preparado para o treino do dia seguinte. Os alimentos nesta refeição devem ser ricos em hidratos de carbono, proteínas, vitaminas, minerais e ainda em antioxidantes.
Como exemplo de refeições podemos ter novamente papas de aveia (e até as podemos cozinhar com claras de ovo, conseguindo assim aumentar o teor proteíco e minimizando o aumento de calorias). Podemos considerar também um iogurte hiperproteíco ou queijo quark com fruta, um batido com proteína whey, aveia e fruta, pão com ovos mexidos ou atum ao natural, entre outras opções.
Ana Sofia Meireles, CP4208N
Nutricionista Fitness Factory Paços de Ferreira