BLOG

Ler rótulos não tem de ser difícil - Parte II
Nutrição
Recordas-te da 1ª parte do artigo “Ler Rótulos não tem de ser difícil”?
Hoje retornamos esse assunto explicando os diferentes aditivos alimentares que existem e como podemos escolher a melhor opção entre produtos através da sua lista de ingredientes.
Aditivos alimentares
Existem aditivos que necessariamente têm de existir para que o tempo de prateleira do produto seja rentável. Contudo sentes que ao ler aqueles “E’s” não sabe do que se trata?
Deixo-te a lista dos aditivos alimentares por grupos, é extensa. No entanto podemos agrupa-los em:
E1xx – Corantes;
E2xx – Conservantes;
E3xx – Antioxidantes;
E4xx – Emulsionantes, estabilizantes, espessantes e gelificantes;
E5xx – Antiaglomerantes;
E620 a E635 – Intensificadores de Sabor;
E901 a E904 – Agentes de revestimento;
E950 a E967 – Edulcorantes.
Nem todos estes aditivos têm de ser visto como algo menos bom, existem aditivos naturais como os corantes extraídos de plantas, o ácido cítrico (dos citrinos), o antioxidante vitamina C (E300), a vitamina B12 (E101), o beta-caroteno (E160).
Lista de ingredientes
Opta sempre por produtos com uma lista de ingredientes pequena, nesta lista os compostos apresentam-se sempre por ordem decrescente de quantidades, o que lhe facilita a vida, assim sabe que o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade. Deste modo, se estiver na dúvida entre dois produtos, por exemplo, um deles “rico em fibra” (A) e o outro sem qualquer alegação nutricional (B). Se na lista de ingredientes o produto B apresenta a farinha integral em primeiro lugar e o produto A apresenta primeiro a farinha refinada, então é este produto B que deves preferir.
Não te esqueças, produtos da terra sem qualquer tipo de processamento que não carecem de tabela nutricional ou lista de ingredientes são sempre os melhores para a tua saúde, pois são estes os mais ricos em fitoquímicos.
Joana Hipólito CP2296
Nutricionista Balance Club Caldas da Rainha