Jejum Intermitente, sim ou não?
Nutrição
A resposta é… depende!
Depois de se tornar uma moda no mundo das dietas e cada vez mais pesquisada, vemos frequentemente várias publicações que apontam resultados milagrosos para este método.
Mas serão este método tão milagroso quanto já foi referido?
A evidência científica existente refere que para haver uma perda de peso é necessário que haja uma restrição calórica. Desta forma, se o jejum for para si uma boa estratégia para conseguir esta restrição calórica este pode ser um método adotado para a perda de peso.
Mas…cada caso é um caso e, muito frequentemente, em consulta ao avaliarmos a ingestão alimentar da pessoa, percebemos que estas acabam por consumir mais energia do que aquela que gastam e também frequentemente percebemos que a causa desta ingestão excessiva resulta da fome acumulada por terem estado tanto tempo sem ingerir qualquer alimento.
É pelo motivo apresentado anteriormente que frequentemente preferimos adotar a estratégia de passar planos em que a pessoa come de 3 em 3 horas para que nunca sinta fome e não sejam cometidos excessos calóricos.
Quanto a outros benefícios já relatados para a saúde, a evidência ainda é reduzida. Além disso, a maioria dos estudos foram realizados com pequenos roedores, não podendo ser diretamente extrapolados para humanos.
Francisca Duarte CP4217N
Nutricionista Fitness Factory Santarém