Jejum Intermitente
Nutrição
O jejum intermitente é uma estratégia alimentar (como tantas outras) que alterna períodos de jejum longos (16 a 48 horas) com períodos de ingestão habitual.
Esta dieta não é aconselhada a todos os indivíduos, por exemplo, grávidas, indivíduos com baixo peso, crianças/adolescentes, diabéticos, entre outras patologias.
Qualquer estratégia que limite o consumo alimentar, à partida, leva a uma redução significativa da ingestão energética e por consequência ao défice calórico procurado. No entanto, quando implementada de forma desajustada pode levar à perda de massa magra.
Para avaliarmos a eficácia de qualquer dieta, devemos ter em conta a componente comportamental. Ou seja, se existe uma boa adesão a curto, médio e/ou prazo e posteriormente, se consegue manter os resultados.
Pode ser uma estratégia viável a curto prazo para quem tem excesso de peso e não consiga aderir às dietas convencionais.
Podes sentir aquando a adesão: fome, fadiga, fraqueza, insónias, náuseas e dores de cabeça.
Qualquer dieta é um processo individual e deverá ser devidamente acompanhado por um profissional para que, a sua implementação, seja adequada às necessidades e preferências de cada individuo.
Fitness Factory Vila Nova de Gaia