Importância da alimentação e do exercício físico no emagrecimento?
Nutrição
Um dos principais desejos daqueles que procuram uma melhor composição corporal é a perda de peso.
Deste ponto temos de perceber que o que faz “engordar” é a quantidade de calorias ingeridas, proveniente dos alimentos que ingerimos no dia. Ou seja, no caso de ingerirmos mais calorias por dia do que o nosso corpo gastou (no seu funcionamento e nas nossas tarefas diárias), iremos “engordar”.
Do ponto de vista nutricional, são várias as dicas e estratégias que pode utilizar para promover a perda de peso. Porém não se esqueça, consulte sempre um nutricionista, antes de adotar qualquer estratégia ou plano nutricional.
Exemplos de algumas estratégias:
• Calcular necessidades energéticas/Fazer restrição energética – Para conseguir saber quantas calorias gasta no seu dia, terá de as calcular. A regra é simples caso esteja a consumir mais calorias do que o seu corpo gasta irá “engordar”, então para emagrecer terá de consumir menos calorias do que o seu corpo vai gastar por dia.
• Porções de Alimentos – Controlar as quantidades é meio caminho para controlar as calorias ingeridas e o peso.
• Proteínas, Hidratos de Carbono e Gorduras - A Proteína exerce um papel importante na manutenção da sua massa muscular. Durante o processo de restrição é importante ter um aporte proteico adequado, pois está mais suscetível a perder massa muscular. Os Hidratos de Carbono e as Gorduras são fornecedores de energia. Quando ingeridos em excesso e sem o gasto desta energia fornecida, acabamos por acumular nas nossas “reservas de gordura”, chamadas de tecido adiposo
• Ler os rótulos alimentares - Deve ler bem os rótulos e olhar não só para o valor energético total do produto, mas também para o seu teor de sal, gordura, hidratos de carbono e proteína.
• Planear e otimizar as tuas refeições - Um dos principais inimigos do sucesso de uma dieta de emagrecimento é a falta de tempo, onde se consome refeições pouco adequadas do ponto de vista nutricional. Portanto no início da semana planeie a ementa semanal, incluindo os seus snacks entre refeições e faça uma lista de compras, cingindo-se apenas aos alimentos necessários à sua dieta.
Para além da alimentação pode contar também com vários benefícios da atividade física e exercício físico na perda peso! Existem vários tipos de treino, dentro e fora do ginásio, a diferença entre eles é que uns gastam mais calorias do que outros e promovem adaptações metabólicas diferentes.
Os tipos de treino que acabam por estar mais presentes no nosso dia-a-dia e que são boas opções para puder realizar no seu ginásio ou mesmo em casa e que têm benefício na “Queima de Calorias” são:
• Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT);
• Treino de Alta Intensidade (HIT);
• Tabata;
• Treino Combinado;
• Treino Funcional;
• Treino Aeróbio (Exemplo: corrida, andar de bicicleta, entre outros).
Resumindo, o ideal será optar por uma alimentação equilibrada e balanceada de acordo com as suas necessidades, bem como um plano de exercício ajustado para potenciar resultados mais rápidos e duradores.
Flávio Jerónimo CP3978N
Nutricionista Fitness Factory Venda do Pinheiro