Férias mais ativas podem ser sinónimo de menos aumento de peso?
Nutrição
As férias são um período que para a maioria dos indivíduos adultos resulta num aumento de peso, que regra geral é maior em quem já apresentava excesso de peso previamente a este período. As estratégias a adotar para minimizar este aumento devem ser diferenciadas, sobretudo se a fase coincidir com um período de manutenção do peso perdido em que a probabilidade de aumento é também maior.
Esta variação de peso deve-se a uma ingestão calórica superior num contexto de maior convívio social onde existe maior variedade de alimentos, incluindo alimentos hipercalóricos, e em que a quantidade ingerida é maior que o habitual. Adicionalmente a esta mudança de comportamento alimentar regista-se uma diminuição do volume de treino no caso dos praticantes regulares, ou simplesmente numa manutenção de um estilo de vida sedentário.
Deste modo, o aumento da atividade física durante as férias permite equilibrar a balança e reduzir o impacto da ingestão alimentar acima do habitual, sem comprometer o descanso procurado para estes dias.
A estratégia pode passar pelo aumento do NEAT (Non Exercise Activity Termogenesis) que diz respeito à atividade termogénica não associada ao exercício, que inclui todas as atividades da nossa rotina diária que implicam movimento, tais como andar, subir as escadas, dançar e limpar a casa, mas que não são programadas nem são realizadas com um objetivo específico.
A forma mais fácil de aumentar esta fatia do gasto calórico é tornar os dias de férias mais ativos, podendo ser utilizadas as seguintes estratégias:
1. Preferir fazer os trajetos a pé ou de bicicleta, evitando utilizar o carro ou os transportes para curtas e médias distâncias (p. ex.: ir a pé até à praia/piscina);
2. Utilizar as escadas ao invés do elevador ou escalada rolante, sempre que possível;
3. Incluir caminhadas de média a longa duração ao longo do dia, que devem ser incorporadas nas visitas feitas aos locais a conhecer, ao invés de utilizar outro meio de transporte
4. Praticar atividades lúdicas em grupo que envolvam movimento (p. ex.: jogar raquetes na praia, fazer trilhos a pé).
Em suma, umas férias mais ativas podem ajudar a que o impacto seja menor e que o aumento de peso verificado possa ser facilmente contornado com a retoma à rotina habitual, ou inclusive ser o mote para o início de uma rotina mais saudável em que a atividade física faça parte do dia-a-dia.
Margarida Machado – Nutricionista Fitness Factory Santa Iria de Azóia