E se o Pai Natal fosse nutricionista?
Nutrição
O Natal é feito de reencontros, a maioria feitos à mesa e recheados de tentações. Mas para além da ceia e do dia de Natal, o mês de dezembro é caracterizado por uma agenda repleta de jantares. Desde amigos aos colegas de trabalho até à família, torna-se ainda mais difícil de resistir às várias tentações!
Mas… E se o pai Natal fosse nutricionista, que cuidados teria nesta época natalícia?
-
Reduzia a quantidade de açúcar e gordura nas preparações das sobremesas, bem como preferia a confeção no forno em vez da fritura.
A quantidade excessiva de açúcar e a fritura das típicas sobremesas de natal torna-as altamente calóricas. Mas, conseguimos diminuir o teor de açúcar utilizando especiarias ou aromas naturais (ex. canela, anis estrelado, limão, vagem de baunilha). A fritura das rabanadas ou sonhos, pode ser substituída pela confeção no forno, mantendo todo o sabor e com menos “culpa”!
-
Confecionava a quantidade adequada dos alimentos, evitando o desperdício alimentar.
Desde sempre nos habituamos a uma mesa de natal vasta e com muita oferta alimentar, no entanto, grande parte acaba por ser desperdiçada. Ao racionar mais as porções individuais, evitamos cozinhar quantidades excessivas de alimentos.
-
Evitava “petiscar” enquanto preparava as refeições.
Entretidos na cozinha, acabamos por provar um pouco de tudo, desde as entradas ao prato principal, perdendo o controlo das quantidades que ingerimos. Evita saltar as refeições intercalares e opta por uma peça de fruta e um lacticínio magro, por exemplo.
-
Na ceia de Natal, escolhia uma ou duas sobremesas de que realmente gostasse, em vez de provar todas as disponíveis.
Um dos grandes desafios da ceia de Natal é resistir à mesa repleta de sobremesas típicas desta época. Para controlar os excessos, começa por colocar fruta num prato de sobremesa e escolhe duas das tuas sobremesas preferidas e das quais só tens oportunidade de desfrutar nesta altura.
-
Oferecia presentes que promovessem a um estilo de vida saudável.
Ficam aqui algumas sugestões em alternativa aos famosos Ferrero Rocher ou Mon Chéri:
- Fazer granola caseira ou compota de fruta com pouco açúcar;
- Uma garrafa reutilizável;
- Material ou acessórios desportivos;
- Um cabaz de produtos saudáveis.
-
Nos jantares com os amigos, colegas de trabalho ou família, tentava escolher pratos ricos em legumes e com poucos molhos;
Escolhe as entradas mais leves como uma sopa de legumes, um queijo fresco, ovos mexidos, evitando o máximo de fritos ou patés. Mesmo que apeteça um acompanhamento mais calórico, é importante ter sempre presente os hortícolas no prato;
-
Manter ou aumentar a atividade física, para atenuar os excessos calóricos nesta quadra festiva.
Não vale ficar com o sentimento “perdido por cem, perdido por mil”. Tenta manter a rotina de ginásio habitual, desta forma, o balanço energético positivo (consumo superior ao gasto energético) não será tão elevado.
Nutricionistas Fitness Factory Caldas da Rainha