Dióspiro - A Fruta do Outono
Nutrição
O dióspiro é um fruto proveniente da Ásia, mais especificamente da China, que posteriormente foi levado para a Índia e para o Japão, onde é cultivado desde o século XVII. Atualmente, os principais produtores são China, Japão, Coreia, Brasil, Índia, Itália e Espanha. Em Portugal, é produzido maioritariamente na zona do Algarve.
Esta fruta é dos meses de outubro, novembro e início de dezembro. A coloração pode variar desde amarelo/alaranjado até um laranja-escuro (quase vermelho). Os mais consumidos são os dióspiros “de roer” e os dióspiros “de abrir”.
Os dióspiros “de roer” são aqueles que apresentam uma polpa mais rija, são mais alaranjados/amarelados e podem ser consumidos como uma maçã. Os dióspiros “de abrir” têm uma polpa mais mole e uma coloração mais avermelhada.
O dióspiro apresenta cerca de 65kcal por 100g de parte edível, é um fruto bastante rico em água (é o seu principal constituinte - 82,6%), apresenta 14,8g de hidratos de carbono (14,8g de açúcares), 1,5g de fibra e diversos tipos de vitaminas e minerais.
A polpa, sendo rica em fibras solúveis, ajuda na regulação do funcionamento do intestino, promove a saciedade e ajuda na diminuição dos níveis de colesterol total e colesterol LDL.
Ainda do ponto de vista nutricional, devemos salientar a riqueza desta fruta em vitamina A e em potássio. Contém 177 µg de carotenoides, que corresponde a 22% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina A, e 230mg de potássio, que corresponde a 11,5% da DDR. Os carotenoides são considerados agentes antioxidantes, com eventual potencial na proteção das células contra o stress oxidativo.
Podemos consumir esta fruta de diversas formas:
1. Ao natural;
2. Adicionar ao iogurte;
3. Adicionar a diversas receitas como: panquecas, papas de aveia, bolos, bolachas, mousses, etc.;
4. Colocar num sumo ou até mesmo fazer um gelado (sem adição de açúcar preferencialmente);
5. Cozinhar no forno (assar, tal como fazemos com a maçã);
6. Em saladas ou mesmo como acompanhamento no prato.
Exemplo de uma receita - Panquecas de dióspiro (rende cerca de 15 panquecas):
1. 150ml de leite magro/bebida vegetal;
2. 1 dióspiro (retirar a casca);
3. 1 ovo M;
4. 50g de flocos de aveia;
5. 50g de farinha de trigo/aveia;
6. 1 c. de chá de fermento em pó;
7. 1 colher de chá de canela em pó.
8. Triturar todos os ingredientes num processador de alimentos ou com a varinha mágica até obter uma massa homogénea. Depois é só colocar um pouco de azeite numa frigideira, aquecer em lume baixo, adicionar uma porção da massa e fazer a panqueca. Repetir o processo até terminar a massa e estão prontas.
Vamos experimentar e incluir mais esta fruta deliciosa?
Nutricionista Filipa Pedroso (CP: 4391N) - Fitness Factory Alcobaça