Dieta FodMap
Nutrição
O nome FODMAP vem de uma sigla em Inglês. E apesar de ser uma sigla de muitas palavras, o seu conceito é relativamente simples.
Os FODMAPS são tipos de hidratos de carbono que para muitas pessoas podem ser difíceis de digerir corretamente. FODMAP significa, oligossacarídeos, monossacarídeos, dissacarídeos e polióis fermentáveis.
Muitas pessoas conseguem melhorar a sua saúde de uma forma geral, e até a saúde do intestino, ao começar uma dieta low-carb ou cetogénica. Mas outras continuam mesmo assim a sofrer com gases, distensão abdominal, azia, cólicas, cansaço, fadiga, diarreia ou obstipação, especialmente as pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável ou síndrome do cólon irritável. Para todos estes casos, uma dieta baixa em FODMAP pode ser a chave, que separa o sucesso do fracasso em termos de bem-estar e saúde gastrointestinal.
Alguns alimentos retirados na dieta FODMAP, são os seguintes: alho, cebola, couve-flor, couves, feijão branco, feijão vermelho, produtos derivados do trigo, algumas frutas como a ameixa, a maçã a pera, produtos que contêm lactose, cajus, produtos com açúcares adicionados, chocolate de leite, entre outros.
Na dieta FODMAP a restrição alimentar é feita durante 6 a 8 semanas. E depois começa-se a introduzir gradualmente todos os alimentos para ver as intolerâncias. No final existe uma fase chamada de estabilização em que a pessoa só vai consumir os alimentos que não tem intolerância.
A dieta FODMAP deve ser feita sempre com o acompanhamento de um nutricionista.
Nutricionista Tomás Carreira Alves 2517N - Fitness Factory Caldas da Rainha