Dia Mundial da Vitamina D
Nutrição
O que é/ quais as suas funções?
A vitamina D é um composto lipossolúvel e assume um papel relevante para o organismo, nomeadamente no funcionamento do sistema imunitário, na manutenção de níveis ajustados de cálcio e de fósforo, melhorar as funções neurológicas, contribuir para o crescimento e remodelação normal dos ossos, proteger a saúde cardiovascular, entre outros.
O Défice de Vitamina D é frequente! Quais os impactos?
Quando se desenvolve carência em Vitamina D, existe maior risco de desenvolver pré-eclampsia, infeções, doenças inflamatórias intestinais, autoimunes, ósseas, cardiovasculares ou neurodegenerativas. Os sintomas dependem não só da severidade da deficiência em vitamina D, como da duração da mesma. A maioria da população tem um défice ligeiro a moderado, sendo assintomáticos.
Como obter?
Diferente das restantes vitaminas, é sintetizada principalmente pela exposição sol direta. A alimentação equilibrada e variada, nomeadamente com alimentos ricos em Vitamina D, assume papel de maior relevo nos meses de inverno em que a exposição solar é menor.
A dose diária de Vitamina D recomendada é de 15 microgramas.
Existem alimentos fornecedores de Vitamina D, nomeadamente peixes gordos (sardinha, salmão, cavala, atum, etc.), óleos de fígado de peixe, iscas de fígado, leite e derivados, bebida de soja, gema de ovo, cereais enriquecidos, entre outros.
Curiosidade: Os cogumelos silvestres são umas das pouquíssimas fontes alimentares de origem não animal a fornecer Vitamina D. Crescem expostos à luz, tal como os humanos, são capazes de sintetizar esta vitamina.
Não se esqueça de analisar os seus valores de Vitamina D e começar a prevenção antes da chegada do inverno, optando por uma alimentação variada e equilibrada não esquecendo dos alimentos fornecedores desta Vitamina.
Nutricionista Adalgisa Correia (4275N) - Fitness Factory Gaia