Dia Internacional Sem Dieta
Nutrição
Vamos contar-te um segredo: todas as dietas funcionam!
Sim, desde as da lua, do ananás até ao detox. O problema é conseguir mantê-las. Ou seja, se fosse humanamente possível (ou saudável) manter para a vida uma qualquer dieta apregoada nas revistas, por exemplo, obteria resultados e eles perdurariam.
O problema é que essas dietas são altamente restritivas e, ao fim de algum tempo, a pessoa já não aguenta, quer psicologicamente quer fisicamente. Então abandona e volta à sua alimentação anterior e os quilos que tinha perdido voltam também.
Então qual é o segredo?
Por incrível que pareça, é simples: para de fazer dieta e passa a alimentar-te de forma equilibrada!
Se continuamente sentes fome, falta de energia, cansaço e uma estagnação dos resultados mesmo estando a ser o mais rigoroso possível, então essa dieta não é para ti! Claramente que a quantidade de calorias que estás a ingerir estão muito aquém daquelas que precisas e isso vai gerar respostas no teu organismo. Uma das mais típicas é aquela fome desmedida ao final da tarde, onde acaba com ataques a despensa, deitando tudo a perder!
Por isso quebra o ciclo:
1) Inclui na tua alimentação todos os grupos alimentares (o pão, o arroz e a batata) mas de forma moderada;
2) Aposta nos legumes e salada para ajudar a preencher o teu prato com fibra, vitaminas e saciedade;
3) Evita saltar lanches, não porque isso seja errado por si só, mas porque dificulta a gestão da saciedade e, consequentemente, afeta o discernimento para quantidades e qualidade da refeição seguinte.
4) Inclui exercício: não tens de começar a fazê-lo todos os dias, nem de o fazer durante horas, mas mantém-te ativo. Faz alguns exercícios que mais gostes ou até uma caminhada.
E lembra-te: não é uma dieta, é um estilo de vida!
Não consegues fazer sozinho? Os nutricionistas do teu ginásio estão ao teu dispor, contacta-os!
Tânia Carreira CP3313N
Nutricionista Fitness Factory Moscavide