Como recuperar a motivação?
Nutrição
Se paraste de treinar durante este período, não és um caso único. A televisão, a rotina alterada, o stress…. Há demasiadas circunstâncias que nos desviam do rumo ou dos objetivos que planeamos. Não se trata de determinação ou de simplesmente querer. E a razão pela qual não estás a treinar não é preguiça, ou fraqueza.
Existem fatores que influenciam o nosso comportamento sem que disso tenhamos, muitas vezes, consciência. Mas isso não significa que estejam fora do nosso controlo. E isto não é válido apenas para o exercício, mas também a qualquer área da nossa vida.
Queremos que uma injeção de adrenalina dê um novo arranque à tua motivação e, te ponha ao teu melhor nível onde quer que queiras treinar. Seja outdoor, no clube ou em casa.
Identificar momentos cruciais
Reconhecer estes momentos é o primeiro passo para dar o arranque à rotina de treino, porque, quando consegues identificá-los, podes tentar compreender a razão pela qual tomas essas decisões.
Descobre os momentos-chave em que decides não ir treinar e toma consciência deles. Nessas ocasiões, pensa nos teus objetivos, situa-os no momento e deixa que sejam eles a orientar-te para o rumo certo. Tomemos a decisão acertada quando a conseguimos relacionar com uma meta futura, tornando esta prática importante.
A consistência é a chave para o sucesso.
Diálogo interior
A forma como pensamos muda a forma como nos comportamos e vemos a realidade.
Cultiva pensamentos positivos na tua mente que te encorajem a sair do sofá para fazer exercício. Troca as desculpas por soluções, mesmo que te tirem da tua zona de conforto. As coisas que fazem parte dos nossos monólogos privados são um dos fatores essenciais.
Influências
Identifica as formas como as pessoas te afastam dos teus objetivos e reorienta-las de modo a ajudar-te. Pergunta-lhes se não querem acompanhar-te num treino, ou usa de completa sinceridade: diz-lhes que, em vez de ver televisão, preferirias ir fazer exercício. Explica que é algo que gostarias de fazer e que a sua companhia seria bem-vinda.
Se não for possível, não é grave, mas tenta fazer com que as outras pessoas sejam um fator positivo para as tuas metas. Tenta convencê-las, por exemplo, a acompanharem-te numa dieta saudável. Ter pessoas no teu círculo imediato que contribuam para os teus propósitos, e não contra eles, é uma ajuda para o sucesso.
Dizem que somos a soma das cinco pessoas com quem passamos mais tempo; se passamos o dia inteiro com essas pessoas, convidá-las a participar numa realidade de que todos podem beneficiar é ótimo.
Presta atenção ao teu ambiente
Talvez a tua situação laboral ou em casa te esteja a impedir de treinar. Talvez não tenhas um lugar adequado para fazer exercício. Talvez tenhas sempre pacotes de bolachas no armário e não consigas parar de os comer. Tens o telefone por perto para quando o tédio ataca? A televisão distrai-te dos treinos?
Estas são pequenas coisas que têm um efeito poderoso, e podem estar a contribuir para que não consigas melhorar os teus hábitos.
Muda o ambiente de forma subtil; escreve uma lista de exercícios que queres fazer todos os dias e marca-a conforme os vais fazendo. Olha para a lista e consciencializa as etapas que ainda estão por completar. Reorganiza a tua rotina com base num plano.
Encontra a melhor solução para ti
Experimenta descobrir o que funciona melhor para ti!
Identifica momentos cruciais e tenta alterar diversos fatores para ver o que funciona, e vai continuando a experimentar ao longo do percurso. Não há nada que vá funcionar para 100% das pessoas, mas, se encontrares a fórmula certa para ti, os teus sucessos vão multiplicar-se.
Se mudares o teu diálogo interior, a forma como os teus amigos e família te influenciam e o teu ambiente, podes reacender a tua motivação, voltar a treinar com empenho, melhorar o teu bem-estar mental e atingir as tuas metas de fitness.