Como escolher os melhores iogurtes?
Nutrição
Cada vez existem mais e mais opções de iogurtes no mercado, e é normal que nem sempre seja fácil a escolha.
Primeiro há que perceber que o melhor iogurte (mais indicado) não será o mesmo para toda a gente. Contudo, o iogurte mais aconselhado de modo geral é o iogurte natural, com uma lista de ingredientes mais simples, e baixo teor em açúcar.
Como comer iogurte natural com mais sabor? Com canela, com fruta, com cereais, com compota sem açúcar ou com sementes, em smoothies ou batidos.
Ao analisar iogurtes com aroma, prefere os magros, com teor reduzido de açúcar, geralmente identificados com 0/0 – preferir iogurtes com menos de 5gr de açúcar por 100g de iogurte, e gordura inferior a 3gr por 100g. Tem atenção aos iogurtes gregos, que possuem um valor calórico superior, devido ao maior teor de gordura. Podem ser indicados em dietas hipercalóricas, no geral é mais recomendável o iogurte grego ligeiro/light natural.
A moda dos iogurtes proteicos, veio para ficar. Podem realmente ser uma ótima opção para quem treina regularmente, para atingir as necessidades proteicas diárias, e para potenciar a saciedade. Contudo, alguns destes iogurtes possuem um alto teor de adoçantes e outros aditivos, e o seu consumo diário não é recomendado, prefere as opções naturais, ou até mesmo queijo quark 0%, e intercala com as opções com sabor. Há ainda que ter atenção que iogurtes com 25g de proteína são raramente necessários. Fala sempre com o teu nutricionista antes do seu consumo regular.
Se tens intolerância à lactose, prefere sempre iogurtes sem lactose/ com adição de lactose ou iogurtes vegetais.
Integra 2 a 3 lacticínios por dia, consultando sempre o rótulo dos teus iogurtes, para uma escolha informada e mais acertada.
Nutricionista Isabel Miguel 3186N - Fitness Factory Torres Vedras