Chá ou Infusão?
Nutrição
Chá e infusão são bebidas distintas apesar de serem frequentemente confundidas e denominadas como “chás”.
O chá tem origem na cozedura da planta camellia sinensis, e através desta obtém-se o chá verde, preto, branco e oolong.
A infusão, também conhecida como tisanas, é produzida através de folhas, raízes, flores, sementes de plantas ou cascas de frutas. Atualmente as infusões já se encontram difundidas pelos supermercados, ervanárias ou até mesmo no nosso jardim.
A principal diferença entre os chás e as infusões está num composto denominado de teína (substância estimulante) presente no chá. A teína é responsável por aumentar a concentração, o desempenho cognitivo, reduz a sensação de fadiga e, por sua vez melhora o rendimento físico. Por outro lado, dado que é uma substância estimulante poderá prejudicar a qualidade do sono.
Contudo, os ingredientes das infusões podem servir para aromatizar diferentes tipos de chá. Para isso, usa-se a base de chá (preto, verde) e mistura-se com o complemento que desejar. Por este motivo se denomina comummente de chás.
Os chás ou infusões devem ser ingeridos preferencialmente sem adição de açúcar, para que desta forma não exista nenhum aporte calórico associado. São frequentemente recomendados em consulta de Nutrição como estratégia de aumento da ingestão hídrica.
Qual a quantidade que posso ingerir por dia?
É aconselhado a ingestão de 1 a 2 chávenas por dia. Quantidades superiores devem ser previamente analisadas com um Médico tendo em conta a medicação ou a presença de alguma patologia.
Marta Campanário 3381N
Nutricionista Fitness Factory Leiria