Cessação Tabágica
Nutrição
Os hábitos tabágicos estão marcadamente relacionados com a ingestão alimentar. Muitos indivíduos fumadores relatam um menor apetite e menor sensação de fome, ao passo que muitos que cessam esse comportamento passam a referir maior apetite, aumento da palatibilidade dos alimentos e, consequentemente, aumento da ingestão alimentar. Depois da cessação tabágica os alimentos têm um cheiro e um sabor mais agradável, e os sintomas de privação da nicotina como a ansiedade e o craving provocam um aumento de apetite.
O ganho ponderal é um dos principais motivos de relutância em parar de fumar e recaída após a cessação. Este aumento ocorre em cerca de 84% dos fumadores em cessação, sendo influenciado por um maior consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura especialmente nas primeiras semanas.
Hoje é consensual que os benefícios da cessação do consumo de tabaco superam eventuais riscos que esta possa apresentar.
Nos primeiros 3 meses a principal preocupação deverá ser mesmo a cessação tabágica, sendo recomendado que a pessoa apenas se concentre na questão “do peso” quando se sentir totalmente confiante na cessação tabágica. No entanto, a prática de atividade física regular e hábitos de alimentação saudáveis são de extrema importância desde o inicio do processo.
ALGUMAS SUGESTÕES:
- Faz várias refeições ao longo do dia: Esta medida irá reduzir significativamente o apetite para as próximas refeições, bem como ajudar a controlar o consumo impulsivo de snacks doces e outros produtos açucarados;
- Tem sempre disponíveis pequenos lanches saudáveis;
- Bebe líquidos ao longo do dia e faça da água a sua bebida de eleição;
- Aumenta o consumo de fibra (fruta, hortícolas, cereais integrais), de modo a aumentar a saciedade e a diminuir/atrasar a absorção de hidratos de carbono e gorduras;
- Reduz o consumo de açúcares: evite o consumo regular de refrigerantes, cereais açucarados de pequeno-almoço, bolos, bolachas, chocolates, sobremesas doces, snacks doces;
- Evita bebidas com cafeína;
- Evita bebidas alcoólicas;
- Pratica atividade física de forma regular.
Se estás em processo de cessação tabágica o acompanhamento do Nutricionista do seu clube será crucial! Ele está apto para ajustar a sua alimentação às tuas necessidades e características, bem como poderá ajudar-te a enquadrar hábitos alimentares saudáveis na tua rotina.
Nutricionista Tatiana Campenhe CP0971N - Fitness Factory Entroncamento