Bebidas Vegetais
Nutrição
Nos dias de hoje, o consumo de bebidas vegetais tem vindo a aumentar. Quer associado a uma dieta vegan, por intolerância à lactose ou mesmo pela variedade de sabores, as bebidas vegetais fazem cada vez mais parte da nossa alimentação.
Bebidas vegetais ou leite animal?
As bebidas vegetais são frequentemente utilizadas como substituto ao leite animal. No entanto, as bebidas de soja, de aveia, de arroz, de amêndoa ou de coco são produzidas habitualmente através da adição de água a alimentos triturados. Assim, é importante reforçar a distinção entre bebidas vegetais e leite animal: os ingredientes constituintes são diferentes, logo a composição nutricional será também distinta (especialmente relativamente ao teor proteico e composição em cálcio). Dos diferentes tipo de bebidas vegetais, a bebida de soja é a que mais se aproxima à composição proteica do leite de vaca.
Face à grande variedade de oferta de bebidas vegetais, qual será a melhor opção?
Há vários aspetos a ter em conta na escolha de uma bebida vegetal:
-
Sem adição de açúcares (ou maltodextrina)
Para promover a palatibilidade, muitas destas bebidas possuem um elevado teor de açúcar adicionado. O truque é olhar para a lista de ingredientes e evitar as que possuem açúcar, açúcar de cana, ingredientes terminados em “-ose” (como o xarope de glucose-frutose) ou maltodextrina.
-
Sem adição de gorduras
Outro ingrediente a evitar são os óleos vegetais, como o óleo de girassol. A adição destas gorduras não tem nenhum benefício para a tua saúde.
-
Fortificação em cálcio
Uma forma de aproximar a composição nutricional das bebidas vegetais à do leite animal será optar por bebidas fortificadas em cálcio, ou seja, que possuem carbonato de cálcio, sais de cálcio ou fosfato tricálcico na sua lista de ingredientes.
-
Com uma lista de ingredientes simples
A quantidade de ingredientes e aditivos presentes em algumas bebidas vegetais aproximam-nas mais de um sumo ou refrigerante do que de um substituto do leite. Desta forma, optar por uma bebida com poucos ingredientes será o mais indicado.
-
Poderá ser fortificada em vitamina D e B12
A fortificação em vitaminas não é uma prioridade, uma vez que são em quantidades não significativas e muitas das vezes quanto maior a fortificação em vitaminas, maior também o número de aditivos e quantidade de açúcar. No entanto, se encontrares uma bebida que satisfaça os aspetos acima abordados e esteja fortificada em vitamina D e B12, poderás optar pela mesma.
Assim, a inclusão de bebidas vegetais na alimentação deverá ser uma escolha informada e consciente de que, em algumas opções, as desvantagens (açúcares, aditivos ou gorduras adicionadas) poderão ser superiores aos benefícios.
Se és simultaneamente fã de leite e de bebidas vegetais, poderás incluir ambos na tua alimentação. Em caso de intolerância à lactose, existem opções de leite sem lactose no mercado que poderão ser mais interessantes do ponto de vista nutricional.
O segredo é saber escolher e variar as tuas escolhas alimentares.
Mafalda Serra (CP4206N)
Fitness Factory Arruda dos Vinhos