As Marmitas
Nutrição
Para ajudar na preparação da marmita, ficam aqui dicas que vão desde a escolha dos alimentos até à forma de armazenamento para garantir a segurança alimentar.
1. O momento da compra dos alimentos é fundamental, uma vez que isso define e limita, em parte, a nossa disponibilidade alimentar.
Fazer uma lista de compras mediante as necessidades e cumpri-la é fulcral. Priorize a compra de alimentos essenciais como hortofrutícolas, fontes de hidratos de carbono complexas e fontes de proteína vegetal e animal.
-
Caso opte por comprar legumes e/ou fruta frescos e depois os queira congelar opte por fazer um branqueamento prévio, isto é, deverá mergulhá-los em água a ferver durante cerca de 2 minutos e depois colocá-los num recipiente com água e gelo antes de os congelar, aumentando a sua validade.
2. Para refeições principais: deve priorizar o consumo de saladas e/ou legumes, devendo estes ocupar a maior porção da refeição, dividindo o restante entre a(s) fonte(s) de hidratos de carbono e proteína mediante o seu objetivo.
-
Caso opte por salada deverá levá-la num compartimento à parte, depois de as higienizar convenientemente e apenas colocar o molho no momento do consumo.
-
Tenha cuidado com alimentos mais perecíveis/sensíveis (ovo, molhos como a maionese).
3. Para refeições intermédias: prefira alimentos simples como fruta, frutos gordos, uma sandes (tendo cuidado com o recheio escolhido) ou iogurte caso tenha condições de armazenamento para isso.
-
No caso da fruta deverá optar por levá-la inteira para que não oxide.
4. Para a acomodação e transporte das refeições/alimentos deverá investir em recipientes de vidro, uma vez que irão ser mais duradouros, não acumulam tantos odores e não têm a presença bisfenol-A. Para o transporte deverá investir numa mala térmica, utilizando compartimentos de gelo.
Não se esqueça, mantenha as regras de higiene e distanciamento social, a segurança será sempre o mais importante!
Joana Santana CP2887N
Nutricionista Fitness Factory Paredes