Áreas de Intervenção da Nutrição
Nutrição
O que é a nutrição e a sua importância
A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais dos indivíduos em diferentes estados de saúde e doenças, tendo como objetivo a promoção da saúde e prevenção da doença.
Mas não é só após o nascimento que a alimentação tem impacto na nossa vida. Sabe-se que a nutrição afeta a nossa vida desde o momento da conceção, uma vez que a ingestão de determinados alimentos durante a gravidez ou a exposição a determinadas condições, pode alterar a expressão de determinadas características genéticas, levando por exemplo a uma maior predisposição para o desenvolvimento de obesidade.
Importância da nutrição no mundo do desporto
No desporto, nutrição pode definir-se como uma combinação das áreas das ciências da nutrição, fisiologia e bioquímica, aplicadas no acompanhamento e prescrição de um plano alimentar para o atleta.
A terapêutica nutricional visa garantir e suprir as carências nutricionais e energéticas, de acordo com o tipo de desporto e parâmetros físicos de cada indivíduo. Esta intervenção pode e deve ser aplicada a todos os atletas, independentemente do desporto praticado, havendo a perceção de que a modalidade e a intensidade do desporto influenciam a quantidade de alimentos a ingerir, o tipo e até o horário da ingestão.
Intervenção Nutricional: Hidratação
É essencial manter um estado de hidratação adequado (euhidratação), especialmente em atletas.
O exercício pode causar uma alteração aguda no equilíbrio dos fluidos corporais (hipohidratação), levando à diminuição do rendimento físico e mental durante o exercício, que se reflete no aumento do esforço fisiológico e da perceção de esforço.
O estado de hidratação está também relacionado com o volume celular e afeta o metabolismo celular. Uma redução do volume celular estimula a quebra das proteínas, formação de glicogénio e inibe a síntese proteica.
O equilíbrio e libertação de fluídos varia de indivíduo para indivíduo e da libertação de suor, no qual são expulsas substâncias de sal e potássio.
Desta forma, podem alterar a quantidade de suor produzido:
- intensidade e duração do exercício;
- condições atmosféricas (como a temperatura, humidade e velocidade do vento);
- ingestão de fluídos;
- outros fatores individuais.
Intervenção Nutricional: Lesão
A nutrição deve estar no topo das estratégias de prevenção e tratamento de lesões.
Garantir a adequada disponibilidade energética e ingestão de macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e gorduras de qualidade) e de micronutrientes, como vitaminas e minerais, deve ser a estratégia a primordial.
As soluções nutricionais devem ser sempre abordadas numa perspetiva de “alimento primeiro” e só depois a introdução dos suplementos alimentares em caso de necessidade.
Intervenção Nutricional: Massa Muscular
Atualmente sabe-se que a massa muscular assume grande importância não só por uma questão estética, mas também por motivos de saúde. Representa no corpo humano um papel central no metabolismo e é o principal reservatório de aminoácidos (constituintes da proteína), fundamentais para que se mantenha a síntese proteica em tecidos e órgãos.
Proteína: As proteínas atuam como o principal componente estrutural dos músculos e outros tecidos do corpo, por isso a ingestão proteica adequada é essencial para processos como a síntese proteica muscular.
Hidratos de carbono: São a principal fonte de energia do corpo e promovem a recuperação e adaptação ao treino. Contribuem para uma adequada ingestão energética, que permite reduzir o risco de doença e de lesão.
Gorduras: Essenciais para o transporte de vitaminas lipossolúveis e para a obtenção de ácidos gordos essenciais como ómega-3 e 6.
Micronutrientes: Todos os micronutrientes são fulcrais na alimentação, no entanto a vitamina D, o Zinco, os probióticos e os prébioticos podem assumir um papel preponderante no apoio a um sistema imunitário saudável.
Fitness Factory Moscavide