Alimentação, rendimento e desempenho desportivo
Nutrição
É de conhecimento geral que a alimentação e o exercício físico são determinantes, de grande peso, na nossa saúde e bem-estar, capazes de prevenir ou retardar o aparecimento de doenças que podem conduzir-nos a estados de morbilidade e morte.
Uma alimentação saudável traz muitos benefícios a toda a população, mas em especial aos atletas devido às sobrecargas, tanto a nível físico como psicológico a que frequentemente estão sujeitos. Para além de promover a saúde e bem-estar, quando bem planeada, é capaz de ajudar o atleta a obter e manter um peso e composição corporal adequados, promover melhores adaptações ao treino, diminuir o risco de fadiga precoce e lesões, contribuir para uma boa e mais rápida recuperação após o exercício ou prova, e assim juntamente com outras determinantes possibilitar o bom rendimento e desempenho desportivo do atleta.
Quando se fala de alimentação desportiva, é certo que cada atleta deve praticar uma alimentação adequada às suas necessidades. Comparando, por exemplo, um atleta de competição com um recreativo, ambos beneficiam de uma alimentação saudável, mas as necessidades nutricionais e exigências alimentares de um atleta que treina várias horas por dia comparadas com as de outro que treina duas ou três vezes por semana são distintas. Se para um atleta recreativo é suficiente a prática de uma alimentação saudável, um atleta de competição deve ter atenção a algumas particularidades mais específicas na sua dieta.
Para além disso, existem também outros fatores que poderão influenciar essas necessidades e exigências, nomeadamente o tipo de modalidade praticada, a intensidade e duração do exercício, a fase de treino em que o atleta se encontra, as condições climatéricas em ambiente de treino, bem como a constituição e características individuais do atleta.
Quem pratica, com certa frequência atividade física ou desporto, que requeira algum esforço, deve prestar especial atenção à quantidade e qualidade dos alimentos que ingere diariamente, mas não só, deve também estar atento ao timing em que os consome.
Desta forma, e porque cada caso é um caso, é importante aconselhar-se com o seu nutricionista sobre como deverá ser a sua alimentação, para que ele possa adaptá-la às suas necessidades e ao exercício físico que pratica e assim conseguir os melhores resultados.
Nutricionista Jéssica Costa - Fitness Factory Venda do Pinheiro e Torres Vedras